“Construído para qualquer planeta” é uma das definições dada pela Tesla ao Cybertruck, o veículo que ganhou fama de ser “indestrutível”.
Na quarta-feira (1º), um carro do modelo explodiu na frente do Trump International Hotel em Las Vegas, Estados Unidos, e deixou uma pessoa morta e sete feridas. As imagens do veículo após o fato estimularam o debate sobre a resistência do carro.
Na rede social X, o CEO da Tesla, Elon Musk, postou um vídeo do carro envolvido no caso (veja abaixo).
"Os idiotas malignos escolheram o veículo errado para um ataque terrorista. O Cybertruck realmente conteve a explosão e direcionou a explosão para cima. Nem mesmo as portas de vidro do saguão foram quebradas."
O empresário também compartilhou uma postagem feita pelo usuário Sawyer Merritt, que se identifica como investidor da fabricante de carros.
“Uma bomba explodiu na caçamba do Cybertruck e os pneus não estouraram/esvaziaram, o exterior do caminhão está intacto, a porta da caçamba ainda está presa e o exterior de aço de 1,4 mm a 1,8 mm (2x mais grosso vs caminhões normais) ajudou a conter a explosão”, escreveu.
Um comentário similar foi feito pela polícia, segundo a revista Newsweek. As autoridades de Las Vegas divulgaram imagens que mostram que o formato angular e a estrutura reforçada do Cybertruck fizeram com que a explosão se propagasse "para cima e para fora" do veículo, em vez de explodir para os lados.
Características do veículo
O veículo foi apresentado como um carro conceitual em 2019, e as vendas começaram nos Estados Unidos em 2023. A construção tem como foco a resistência.
Segundo a fabricante, o veículo possui um exoesqueleto de aço inoxidável ultraduro, que ajuda a reduzir amassados, danos e corrosão a longo prazo. A tecnologia possibilita reparos “simples e rápidos”. A carcaça também é à prova de balas, segundo a Tesla.
Além disso, os vidros são capazes de suportar uma bola de beisebol arremessada a 112 km/h ou fortes ocorrências de granizo, conforme o site da empresa.
A Cybertruck tem duas versões, ambas elétricas e com cinco lugares:
- All-Wheel Drive: custa US$ 74.490 (R$ 461 mil)
- Cyberbeast: custa US$ 94.490 (aproximadamente R$ 584 mil)
No Brasil, o preço varia conforme taxas de importação, mas há relatos de valores que superam R$ 1 milhão.
A versão de entrada acelera de zero a 100 km/h em 4,1 segundos, com velocidade máxima de 180 km/h. Ela tem tração nas quatro rodas, 608 cavalos de potência e pesa três toneladas.
Segundo o g1, isso equivale a uma potência 8,5 vezes superior à de um Renault Kwid, um dos carros populares mais vendidos do Brasil. O torque é de 102 kgfm, 10 vezes maior do que o Kwid.
A versão mais cara tem potência e torque elevados para 857 cavalos e 142 kgfm. O modelo acelera de zero a 100 km/h em 2,6 segundos, com velocidade máxima de 209 km/h. A versão pesa 3,1 toneladas.
A autonomia da bateria é parecida nos dois modelos: 545 quilômetros para o All-Wheel Drive e 514 quilômetros para o Cyberbeast.
Como Zero Hora mostrou em setembro, o veículo tem cartão magnético para abrir as portas e os comandos são realizados por meio de painel digital, que lembra um tablet.
A direção é menor do que a de carros populares. O carro tem porta-malas na frente e outro oculto na traseira, além de parte retrátil para a colocação de carga.
Em junho, o influenciador e funkeiro de São Paulo Danielzinho Grau comprou o primeiro Tesla Cybertruck do país, segundo o g1.