O lançamento do Cybertruck, a primeira picape elétrica da Tesla, do empresário Elon Musk, surgiu no mercado com a promessa de ser quase indestrutível. Com uma estética futurista, há uma narrativa de que o veículo pode sobreviver até mesmo ao apocalipse.
O carro foi lançado no final de 2023, mas o projeto foi apresentado em 2019. Na época, Elon Musk disse que esse seria o melhor produto desenvolvido por sua empresa. O automóvel é à prova de balas e tem acabamento em aço inoxidável ultra duro.
Segundo a Tesla, o veículo pode suportar o impacto de uma bola de beisebol a uma velocidade de 112 km/h. No entanto, em 2019, durante um teste público, o vidro quebrou quando o objeto foi lançado em uma velocidade muito inferior. As informações são da revista Época Negócios.
Outra preocupação em relação à resistência do Cybertruck, está na segurança dos passageiros e pedestres em caso de acidente. O design do carro possui pontas afiadas, feitas do mesmo material de uma faca, além de serem muito duros, preocupando especialistas sobre o que aconteceria com uma pessoa em caso de atropelamento.
Além disso, há uma certa apreensão sobre a falta de zonas de deformação, que absorvem o impacto de uma colisão, devido ao material resistente. Em carros comuns, a absorção da batida visa proteger os passageiros da força aplicada na colisão, o que nesse caso poderia não ocorrer.
A Tesla divulgou o vídeo do crash test, procedimento que todo veículo deve passar para testar o impacto e segurança. Não há dados oficiais sobre quais foram os resultados do teste e como eles foram realizados.
Um site de tecnologia e inovação dos Estados Unidos questionou o Serviço Nacional de Segurança de Tráfego e o Instituto de Segurança Rodoviária do país sobre os detalhes do teste. No entanto, os órgãos informaram que nem todos os veículos necessitam dos testes oficiais de impacto, especialmente quando são veículos de edições limitadas. Ainda de acordo com os órgão, de todos os veículos que passaram por um crash test, o Tesla Cybertruck não é um deles.