O ano de 2025 será recheado de competições esportivas que contam com destaques brasileiros. Muito além do tradicional futebol, o Brasil poderá acompanhar seus atletas em modalidades coletivas e individuais em diferentes esportes de janeiro a dezembro.
Pensando nisso, Zero Hora preparou uma lista com cinco esportes com brasileiros em destaque para torcer em 2025. Veja abaixo.
Cinco esportes com atletas brasileiros de destaque para torcer em 2025
Tênis
O país que já teve Guga Kuerten como uma das grandes referências neste esporte agora pode sonhar com novos nomes. Bia Haddad Maia, 28 anos, e João Fonseca, 18, despontam como grandes potências do tênis e acumulam bons números de 2024.
A brasileira se mantém top 10 do ranking mundial. Já o tenista carioca vem chamando atenção no circuito profissional. No final do ano passado conquistou o Next Gen ATP Finals, torneio para os melhores sub-21 do ranking da ATP.
Logo em janeiro ocorre o Australian Open, o primeiro Grand Slam do ano. Bia Hadadd já está confirmada no torneio. Já João Fonseca passará por um qualificatório a partir do dia 6. Além disso, ao longo do ano ele ainda poderão disputar o Roland Garros, entre maio e junho, o Wimblendon, entre junho e julho, o US Open, em setembro, e, em dezembro, WTA e ATP Finals.
Automobilismo
O jovem Gabriel Bortoleto é o piloto que recolocou o Brasil no grid da Fórmula 1 após oito anos. Em 2025, será a primeira vez que um competidor representará as cores do país como titular na principal categoria do automobilismo desde Felipe Massa, na Williams, em 2017.
Com apenas 20 anos, Bortoleto é considerado um dos principais talentos do automobilismo brasileiro nos últimos anos. Sua carreira é gerenciada por Fernando Alonso, bicampeão mundial nos anos 2000 e atual piloto da Aston Martin. Precisando de um piloto para este ano, a Sauber — que se tornará Audi a partir de 2026 — apostou no brasileiro.
Judô
A primeira medalha de ouro para o Brasil nas Olimpíadas de Paris veio pelo judô, com Beatriz Souza. Nesta mesma modalidade, ainda vieram mais três pódios: dois bronzes, com Larissa Pimenta e equipes mistas, e uma prata, com Willian Lima. Aliás, este é o esporte que mais medalhas trouxe para o Brasil nos Jogos.
Portanto, nada mais justo do que seguir apoiando e torcendo pelos judocas brasileiros. Entre fevereiro e maio ocorreram seis Grand Slam' distribuídos entre a Europa e Ásia. O Campeonato Mundial de Judô será em meados de junho, em Budapeste, na Hungria.
Ginástica
Outro esporte que rendeu quatro pódios ao Brasil em Paris 2024 foi a ginástica. A grande estrela Rebeca Andrade, nas categoria individuais, faturou uma medalha de ouro e duas de pratas. Ela também fez parte da conquista do bronze por equipes, ao lado de Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Lorrane Oliveira.
Em 2025 serão três campeonatos mundiais: ginástica rítmica, em agosto; ginástica artística, em outubro; e de trampolim, em novembro. O primeiro ocorre no Brasil, enquanto os outros, respectivamente, serão em Singapura e Espanha. Todos servem como qualificação para os Jogos Olímpicos. A ginástica rítmica brasileira, apesar de não ter subido ao pódio em Paris, conquistou todos os ouros nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023.
Skate
Prestes a completar 17 anos, Rayssa Leal já é considerada por muitos a melhor da história do Brasil no Skate. Além de dois títulos mundiais e duas medalhas olímpicas, a jovem venceu três SLS Super Crown e dois X-Games.
Além dela, destaca-se Augusto Akio, que conquistou o bronze no skate park em Paris e, no mundial, fez dobradinha de ouro e prata com Pedro Barros.
Neste ano, o grande torneio é o World Skateboard Tour 2025, que passará por três continentes, começando em junho, com a etapa de Roma. O circuito seguirá para Washington (EUA) em setembro e Fukuoka (Japão) no final de novembro. Além dele, o Brasil também estará representado no STU Pro Tour com cinco etapas: Porto Alegre (em março), Cascais, em Portugal (junho), Rio de Janeiro (agosto), São Paulo (setembro) e uma final na Ásia, em dezembro.
*Produção: Leonardo Bender