O Brasil conquistou seu primeiro ouro nos Jogos Olímpicos de Paris. No judô, categoria acima de 78 kg, Beatriz Souza venceu a final contra a israelense Raz Hershko. Aos 26 anos, esta foi a primeira Olimpíada disputada pela paulista de Peruíbe.
Na trajetória até a medalha, Beatriz Souza estreou vencendo Izayana Marenco, da Nicaragua, por ippon. Depois, nas quartas de final, passou pela 4ª melhor do mundo, Kim Hayun, da Coreia do Sul, por wazari.
Nas semifinais, enfrentou a número 1 do ranking mundial, a francesa Romane Dicko, e triunfou por imobilização. Na decisão, venceu a israelense Raz Hershko, a 2ª melhor do mundo, por wazari.
Esta é a sétima medalha do Brasil nos Jogos de Paris. No judô, são três pódios. Além de Beatriz Souza, Willian Lima conquistou a prata e Larissa Pimenta faturou o bronze.
Trajetória de Beatriz Souza
Estreante em Jogos Olímpicos, Beatriz Souza já acumulava três medalhas em mundiais de judô. Em 2022, levou a prata. Enquanto, em 2021 e 2023, ganhou dois bronzes. Além disso, já foi campeã do Grand Slam de Baku (Azerbaijão) e do Grand Prix de Linz (Áustria).
Recentemente, também foi bronze no Pan de Santiago e eleita a melhor judoca de 2023 pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Atualmente, ela é a 5ª do ranking mundial.