Há pelo menos três filmes imperdíveis do último fim de semana do 20º Fantaspoa, o Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre: o canadense The G (2023) e os argentinos O Mal que nos Habita (2023) e Trenque Lauquen (2022).
Inédito no Brasil, The G tem sessões na Cinemateca Capitólio, no sábado (27), às 18h15min, com a participação do diretor e roteirista Karl R. Hearne, e domingo (28), às 16h30min. Trata-se de uma abordagem neo-noir para um candente tema social, o dos idosos ludibriados pelos guardiões legais.
A trama é protagonizada por Dale Dickey, coadjuvante em títulos como A Promessa (2001), Inverno da Alma (2010), A Qualquer Custo (2016) e Palm Springs (2020). Aqui, ela interpreta uma vovó durona — daí o G do título, uma abreviação da substantivo inglês grandmother. Na trama, depois que um tutor corrupto coloca um casal em um lar de idosos para tomar posse de sua propriedade, Ann (papel de Dickey) sai em busca de vingança com a ajuda de sua neta Emma (Romane Denis).
A personagem da atriz sexagenária remete àqueles tipos que Liam Neeson começou a encarnar quando já estava perto dos 60 anos, em filmes como Busca Implacável (2008) e Vingança a Sangue Frio (2019), sujeitos com um passado algo obscuro que precisam voltar à ativa e tomar medidas extremas quando sua família corre perigo. Ann não chega a ser atlética no combate corpo a corpo, mas se vira bem com armas de fogo e sabe os atalhos para machucar os vilões. Com sua voz rouca, profere algumas frases antológicas, como esta:
— Minha mãe dizia que soltar a raiva fazia viver mais. Ela morreu com 102 anos.
O segundo filme que recomendo já havia sido exibido nos cinemas, mas no Fantaspoa terá uma sessão especial, às 17h do sábado, no Cine Victoria, com comentários do diretor Demián Rugna. Em O Mal que nos Habita, os moradores de uma pacata cidade do interior recebem uma notícia alarmante: um homem infectado pelo diabo está prestes a dar à luz um demônio real. Desesperados, os habitantes tentam escapar do local.
Se você não viu quando o filme estava em cartaz, ganha uma nova chance de ver no cinema a cena mais chocante dos últimos tempos e sentir a reação da plateia, elemento que agrega bastante à experiência de assistir a um título de terror.
Por fim, fechando o Fantaspoa, às 18h15min de domingo na Cinemateca Capitólio, haverá a exibição de Trenque Lauquen, dirigido por Laura Citarella. Este eu ainda não vi, mas não posso deixar de recomendar um filme com QUATRO HORAS de duração que foi apontado pela revista francesa Cahiers du Cinèma como o melhor da temporada passada.
Coautora do roteiro, a atriz Laura Paredes interpreta Laura, uma bióloga que, enquanto estava catalogando espécies de plantas em Trenque Lauquen (município na província de Buenos Aires), desaparece. Seu namorado, Rafa (Rafael Spregelburd), e o colega Ezequiel (Ezequiel Pierri) partem em busca dela, deparando com descobertas intrigantes.