1) Cartaz da Temperatura Máxima deste domingo (13), às 12h45min, Questão de Tempo (2013) é uma das melhores comédias românticas do século 21. E não sou só eu quem digo isso: se você pesquisar no Google por "melhores comédias românticas", vai aparecer o título ou o cartaz do filme que será exibido pela RBS TV.
2) O roteirista e diretor é um gênio do gênero. O neozelandês Richard Curtis, 64 anos, foi indicado ao Oscar de roteiro original por Quatro Casamentos e um Funeral (1994), realizou Simplesmente Amor (2003) e escreveu Um Lugar Chamado Notting Hill (1999) e Yesterday (2019).
3) A trama aplica conceitos da ficção científica a um desejo que muitas pessoas devem nutrir: o de voltar ao passado para resolver pendências de sua vida e fazer dar certo aquela paixão.
4) Aliás, pegando o mote do filme, Questão do Tempo permite esticar por mais algumas horas o Dia dos Namorados, comemorado neste sábado (12).
5) Falando nisso, a química do par central é invejável: o irlandês Domhnall Gleeson e a canadense Rachel McAdams.
6, 7 e 8) Reúne três atrizes que depois disputariam o Oscar: Rachel, indicada como coadjuvante por Spotlight: Segredos Revelados (2015), a australiana Margot Robbie, que concorreu a melhor atriz por Eu, Tonya (2017), e a britânica Vanessa Kirby, lembrada na mesma categoria por Pieces of a Woman (2020).
9 e 10) Também reúne dois atores da franquia Piratas do Caribe: Tom Hollander (o Lorde Cutler Beckett), que aqui faz um dramaturgo rabugento, e Bill Nighy (Davy Jones, o capitão do navio Holandês Voador), em um registro mais afetuoso do que o habitual, como o pai do personagem de Gleeson.
11) A trilha sonora traz uma linda versão de How Long Will I Love You e a arrepiante Into my Arms (Nick Cave & The Bad Seeds).