Aqui vai a sequência da coluna da semana passada, com mais três opções de pousadas no interior de Encantado e Arroio do Meio. Enviei um pequeno questionário aos proprietários que, ao final de cada descrição, justificam "por que ir".
Vivenda Altos da Gloria (Encantado)
A Gloria do nome sempre gostou de cozinhar, vem de uma família na qual era incentivada a ideia de compartilhar e acolher e sonhava com um lugar para receber pessoas. Com o esposo, Ivo Villa, acabou construindo a própria casa na propriedade da família que hoje abriga o empreendimento turístico. Há dois bangalôs que comportam, cada um, até três pessoas. Como o terreno é íngreme e há uma preocupação com segurança, são recebidos hóspedes com mais de 12 anos. Pets ainda não são aceitos, mas os proprietários desenvolvem um projeto.
Conta com piscina e jacuzzi, além de trilha autoguiada e espaços para meditação, luau, redário e massagem com agendamento prévio. Oferece três opções de hospedagem: café da manhã, meia pensão e pensão completa. A 900 metros, há um restaurante, o Moinho 332. Nas proximidades fica o Belvedere Encantado (6 km) e a Cascata Arroio Porongo (11 km).
- Por que ir? "O diferencial é nosso carinho e acolhimento familiar. Procuramos deixar os hóspedes à vontade, como se estivessem na casa de uma tia querida."
- Informações: (51) 99995-0091, altosdagloria.com e @vivendaaltosdagloria
Estalagem Santa Rita (Encantado)
A família de Rosemeri Vian tinha noção do potencial turístico da propriedade no limite com Relvado e Doutor Ricardo quando iniciou a construção, em 2019. Privacidade, água em abundância, arroio, cascata e trilha na mata justificavam o investimento na estalagem, com capacidade para até 20 pessoas, em dois pisos _ no andar inferior, há acomodações com acessibilidade para cadeirantes. Aceita crianças e tem recebido hóspedes com pets. Na propriedade, há dois atrativos: a trilha do Arroio Porongo e a Cascata da Colmeia, além do Arroio Jacaré, com espaço para banho. À disposição do hóspede estão vivências como colher frutas no pé, alimentar patos e galinhas, além de pescar, observar o céu estrelado e desfrutar das fogueiras. O café da manhã está incluído e pode ter almoço e jantar se solicitado. Nas proximidades há restaurantes e pontos como a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, em Doutor Ricardo, e o Cristo Protetor, a 23 km. De Encantado são 17 km, em via asfaltada, com 900 metros de estrada de chão.
- Por que ir? "Pelo café da manhã com produtos coloniais e pela tranquilidade para quem procura fugir do agito. O barulhinho da água correndo ao lado da hospedagem encanta."
- Informações: (51) 99726-5908, @estalagemsantaritaencantado, @trilhaarroioporongo, rozevian@hotmail.com
Pousada Morada dos Anjos (Arroio do Meio)
A vista para o vale é um dos pontos altos da pousada, construída e idealizada por Adriana e Leandro Arenhart há cinco anos e, em 2022, arrendada por Nicéia Cazara, formada em Turismo e Hotelaria pela UCS e ex-gerente de hotel em Itacaré (BA). O sítio fica "de costas" para o Morro Gaúcho e tem como propósito, explica a administradora, "oferecer um serviço de qualidade e humanizado". Pode receber até 12 pessoas em dois chalés e dois apartamentos, além de ter uma "Cabana de Acolhimento", onde é servido o jantar e o café da manhã.
Todas as acomodações têm banheira, ar-condicionado, smart TV e wi-fi. Os chalés contam com lareira. Crianças são aceitas, embora a pousada não tenha atividades específicas para elas. No caso de animais, são aceitos os de pequeno porte, dos quais é cobrado diária.
Na área externa, há banheira de hidromassagem, espaços com redes, fogueira ao pôr do sol e trilha de 1,5 km. Serve café da manhã e jantar. Durante o dia, há bolo e café para os hóspedes e visitantes.
- Por que ir? "Pela vista para algumas cidades do Vale do Taquari, pela área externa ampla e a hospitalidade."
- Informações: (51) 99800-9214, reservas@pousadamoradadosanjos.com.br e @pousadamoradadosanjos_rs
O antirrestaurante
Sem dias fixos para abrir e com menus e cursos variados, o Ammaliato Antirrestaurante funciona desde janeiro em Encantado. O chef e proprietário Bruno Sypauba Breyer oferece cardápios autorais, em datas específicas, comemorativas, jantares temáticos e pelo menos uma oficina por mês _ tudo na linha slow e comfort food. Mais de 90% do que é servido, afirma o chef, vem de produtores locais ou é preparado por ele próprio. O calendário fica disponível nas redes sociais, por isso, obviamente, é preciso conferir a oferta e agendar _ em junho, a proposta é "caçada" de cogumelos. Ah, o nome, Ammaliato, significa enfeitiçado, seduzido, encantado... Confira em Instagram.com/ammaliatoantirrestaurante/
Caminhos autoguiados
Boqueirão do Leão será o 24º município do Vale do Taquari a ter um roteiro autoguiado para caminhadas. O trajeto, que será inaugurado em 28 de maio, terá 15 quilômetros sinalizados com placas que permitem aos caminhantes percorrê-los sem a necessidade de guias. Entre os atrativos estão as cascatas do Gamelão e de Colônia Jardim. A iniciativa é uma parceria entre a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e o projeto Passeios na Colônia.