Ainda que não sejam muitas, por enquanto, pipocam iniciativas bacanas de hospedagem na região do Vale do Taquari onde surgiram atrativos turísticos como o Cristo Protetor, de Encantado, e o Trem dos Vales. Não faltam paisagens para emoldurar esses empreendimentos.
Aqui, o foco são pequenas pousadas em Encantado, Doutor Ricardo e Roca Sales (na próxima semana, "visito" também Arroio do Meio).
Como não conheci todas (ainda!), fiz um pequeno questionário aos proprietários — as respostas à pergunta final são deles.
Gariba (Encantado)
A primeira cabana surgiu quando a fotógrafa Fernanda Dalmoro e o empresário Jeferson Gonzatti da Silva decidiram voltar ao Interior para proporcionar à filha, Cecília, uma infância em meio à natureza. No período que coincidiu a pandemia, resgataram a propriedade onde o pai de Jeferson nasceu e, deixando cada canto do jeito que queriam, perceberam o potencial turístico — o espírito empreendedor fez o resto.
Um pouco anterior ao projeto do Cristo Protetor, a Gariba fica a um quilômetro da estátua, próximo à Lagoa da Garibaldi. Cada uma das duas cabanas abriga até quatro pessoas, mas o foco são casais— há mezanino com cama queen size e sofá-cama na sala, cozinha equipada, lareira, deck com vista panorâmica e fogueira externa. Em breve será construída uma cabana para famílias. E a pousada é pet friendly.
Em parceria com uma agência, oferece tour pela cidade e pelo Vale do Taquari, serviço de transporte, massagem e spa. O café da manhã é entregue na porta. Outras refeições podem ser preparadas pelos hóspedes. Há serviços de delivery e restaurantes na cidade, a 10 quilômetros.
Por que ir?
— Só é possível perceber sentindo. É um paraíso de tranquilidade, conforto e privacidade, proporcionando uma experiência incrível para casais em meio à natureza.
Informações (51) 98064-9606 e @garibacabanas
Villaggio Dei Monti (Doutor Ricardo)
Ao migrar da área da saúde para o turismo, Grasiela Benacchio queria criar uma vila com características da colonização italiana da região. A construção começou em 2021, na esteira do projeto do Cristo Protetor. Duas casas estão prontas e uma terceira é finalizada, distantes umas das outras para garantir privacidade — a casa Reggio Emilia (2 pessoas), a casa Romano (até 4 pessoas) e a Mantova (em obras, para 2 pessoas). Tem cozinha, churrasqueira, pátio e estacionamento privativo. Conta com espaço fechado e ao ar livre para eventos.
Fica a 300 metros da ERS-332 e a 18 quilômetros de Encantado. Nas proximidades, há o Lago do Amor, além de cascatas, gruta, vista para os viadutos onde passa o Trem dos Vales e para o pôr do sol. Hóspedes podem usar bicicletas para percorrer o "Caminhos de Doutor Ricardo". A pousada aceita crianças e é pet friendly. O café da manhã é servido na casa, em cesto. A cinco minutos de distância há um restaurante colonial.
Por que ir?
— A localização de cada casa é o diferencial, construídas para priorizar a privacidade, além da beleza e paz nesse espaço amplo e com clima de montanha.
Informações (51) 99906-1099, 99983-2864, @ villaggiodeimonti e disponível no AirBnb e Booking
Konstanz Haus (Roca Sales)
Há mais de uma década, Roberto Scherer, a esposa Grasiele Cofferri e os sogros Nelda e Ortélio compraram a parte da propriedade que pertencia a outros familiares e dedicaram-se a restaurar a casa centenária que pretendiam usar como sítio para a família, mas as prioridades mudaram com o nascimento da filha do casal. A partir de 2019, com a demanda por locais abertos, passaram a oferecer piqueniques e a alugar o andar inferior para pequenos eventos. Em meados de 2020, ampliaram o atendimento com a hospedagem. Em 2022, construíram um salão para 150 pessoas, focando no turismo de eventos.
A casa pode abrigar até seis pessoas em dois quartos com cama de casal e um sótão com dois sofá-cama de solteiro. É climatizada e tem cozinha completa. Oferece cesta de produtos coloniais para café da manhã e/ou piquenique. Aceita crianças e é pet friendly.
Além da vista, entre as atrações estão trilha para caminhada, locais e acessórios para piquenique, brinquedos para crianças. Próximo ficam a estação férrea, o túnel furado, o mirante da praça e o morro do paraglider.
Por que ir?
— Pela experiência de se hospedar numa casa centenária, mobiliada e decorada com antiguidades. A área externa é excelente, com gramados, sombras e flores.
Informações (51) 98985-5665, @KonstanzHaus, /KonstanzHaus) ou no Airbnb
E os trens voltam aos Vales
De agosto a dezembro, o Trem dos Vales terá sua 5ª edição, com 92 passeios. Para o roteiro entre Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa e Muçum, a organização espera 45 mil visitantes. Bilhetes à venda em www.tremdosvales.com.br ou (47) 3307-9977. Ah, também vai haver nova edição do Trem da Imigração — entre Muçum, Roca Sales e Colinas — em julho. Confira em tremdaimigracao.com.br ou (47) 3307-9977.