Nossa capital, Porto Alegre, anda sofrida, mas sempre conseguimos extrair dela alguma beleza. Como no caso da imagem acima, captada pelo colega Mateus Bruxel. Ela mostra, ao fundo, a emblemática silhueta do Centro Administrativo Fernando Ferrari, que, no sábado, ganhou um espaço para a música: ele abriga, agora, a sala da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa).
Para celebrar os 246 anos da cidade fundada por açorianos em 26 de março de 1772, reuni numa única publicação roteiros que tenho feito por ela nos últimos meses e publicado na série "Algumas horas em...":
1 - A Rua Duque de Caxias é uma das mais antigas da cidade. O trajeto que fiz vai da Rua Whashington Luiz, quase no Gasômetro, à Marechal Floriano Peixoto.
2 - Vagar pelo Caminho dos Antiquários, no Centro Histórico, principalmente aos sábados, quando ocorre a feira de antiguidades, pode reservar surpresas agradáveis.
3 - A Rua da Praia, ou dos Andradas, é uma velha conhecida, talvez a mais retratada por quem escreve sobre a cidade, mas é possível encontrar novidades ao percorrê-la.
4 - A Avenida Venâncio Aires atravessa três bairros, foi batizada como Rua da Imperatriz no século 19 e tem atrações, principalmente gastronômica, que vale a pena conferir.