O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Mais dois nomes foram confirmados no secretariado de Airton Souza (PL), que assume a prefeitura de Canoas em janeiro. No escritório da transição, instalado no Colégio La Salle, o prefeito eleito apresentou Édson Gandolfi como secretário de Comunicação, enquanto a pasta do Desenvolvimento Urbano ficará sob a tutela de Daniel Leite. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (25), ao lado do vice Rodrigo Busato (União Brasil).
Os dois são indicações técnicas do novo governo. Leite é filiado ao União Brasil, mas não disputou cargos eletivos e foi escolhido pelo currículo. O mesmo critério foi usado com Gandolfi, que não tem ligação com partidos políticos.
Aos novos secretários, Airton mostrou um vídeo do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), apresentando a obra de revitalização do deck público na praia de Ponta das Canas. O futuro mandatário canoense quis dar um exemplo de comunicação que pode ser adotado pela nova gestão, além de apresentar uma ideia de obra que pode ser implementada na cidade.
Airton Souza é fã de Topázio Neto, que reúne mais de 400 mil seguidores apenas no Instagram e adota uma estratégia de comunicação de engajamento nas redes sociais com memes e brincadeiras nas publicações.
Na última terça-feira (19), os dois primeiros secretários foram anunciados. Rossano Gonçalves será o secretário-geral de Governo, e major Alberto Rocha o secretário de Segurança Pública.
Quem são os secretários
O novo chefe da Comunicação é publicitário de formação, e já trabalhou durante três anos como diretor de publicidade na prefeitura canoense. Édson Gandolfi tem experiência de 18 anos e já participou também na produção de campanhas para o governo federal e propagandas eleitorais, além de atuar no setor privado.
Daniel Leite é arquiteto e urbanista, e é o atual diretor de incentivo ao desenvolvimento da Metroplan. Entre 2016 e 2020, alternou entre diretor e secretário-adjunto do Desenvolvimento Urbano de Canoas, pasta que comandou por oito meses em 2023. Após ter sua volta à secretaria anunciada, Leite recebeu sua primeira missão de Airton Souza: revisar o plano diretor do município.