O prefeito eleito de Canoas, Airton Souza (PL), anunciou na tarde desta terça-feira (19) os dois primeiros secretários que irão atuar no município a partir de 2025. Rossano Gonçalves será o secretário-geral de Governo, e o major Alberto Rocha retorna para o comando da Secretaria de Segurança Pública.
Airton apresentou os nomes acompanhado do presidente estadual do PL, deputado Giovani Cherini, e do vice eleito Rodrigo Busato (União Brasil). O encontro ocorreu no Colégio La Salle, onde a equipe de transição concentra seus trabalhos.
Político de longa data, Rossano Gonçalves tem 61 anos e é natural de São Gabriel, município do qual foi prefeito por cinco mandatos. Também foi deputado estadual entre 2007 e 2008 e é suplente de deputado federal. Atualmente, é vice-presidente do PL no Rio Grande do Sul.
Neste ano, Rossano coordenou a campanha de Airton Souza para a prefeitura de Canoas e está a frente do grupo de transição de governo.
— Minha vida foi feita de desafios, e eu vim para cá para construir uma proposta e um projeto, e agora vem o mais importante: colaborar com muita lealdade para seguir construindo este projeto que a população escolheu. Trabalharemos para trazer soluções para o nosso prefeito e para a cidade de Canoas — afirmou o futuro secretário-geral de Governo.
Por sua vez, Rocha é atual secretário de Segurança de Esteio, na gestão de Leonardo Pascoal (PL). Anteriormente, entre 2018 e 2020, atuou na mesma pasta em Canoas, cargo ao qual retorna a partir de 2025. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Ulbra, o major também foi chefe da Divisão de Inteligência da Casa Militar do Rio Grande do Sul, no gabinete da governadora Yeda Crusius, entre 2008 e 2010.
— Quando estive à frente da secretaria em Canoas, realizamos 343 operações integradas entre as forças de segurança municipal, estadual e federal. Este é um dos primeiros movimentos que queremos fazer, que o nosso prefeito já sinalizou a vontade. Além disso, temos o compromisso de construir uma nova sede para a Brigada Militar no bairro Mathias Velho — projetou.
Faltando 42 dias até a posse do prefeito e do novo secretariado, Rocha já recebeu de Airton sua primeira tarefa: incentivar e valorizar os policiais canoenses.