O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Confirmado oficialmente nesta segunda-feira (18) como futuro secretário da Educação de Porto Alegre, o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal (PL), não quer perder tempo. Antes de assumir a pasta, apresentará ao prefeito Sebastião Melo uma proposta de alteração no modelo de escolha dos diretores das escolas municipais.
— O prefeito já sinalizou que é preciso alterar o formato atual, mas ainda será preciso discutir o novo formato. Pretendo apresentar a proposta ainda no período de transição, e caberá a ele definir o tempo de implementação — diz Pascoal.
O futuro secretário afirma que quer ter contato com a realidade das escolas municipais antes de definir a sugestão que levará a Melo, mas a tendência é de que o novo modelo acabe com a eleição direta para a escolha dos diretores — o que depende de aprovação de lei na Câmara de Vereadores.
Melo cogitou transformar a eleição em um sistema de lista tríplice, no qual o prefeito escolhe um nome entre os três mais votados, mas foi avisado por Pascoal de que o esquema não funcionou em seu município.
Em Esteio, a prefeitura adotou um processo seletivo, no qual uma instituição externa avalia os conhecimentos, o currículo e a capacidade de gestão dos professores interessados em assumir a direção. O modelo é inspirado em Sobral (CE), município reconhecido nacionalmente pelo avanço na educação.
À frente da Smed, Pascoal ainda pretende colocar em prática um sistema de avaliação permanente, que seja capaz de identificar as fragilidades específicas de escolas, turmas e alunos e tomar providências para corrigi-las. Outra tarefa que caberá a ele será zerar a fila por vagas em creches, promessa de campanha de Melo.
Passe disputado
Não foi apenas a importância da pasta que fez de Leonardo Pascoal o primeiro secretário anunciado para a nova gestão de Sebastião Melo. O prefeito de Esteio recebeu uma série de convites para atuar em outras cidades e Melo quis garantir o passe.