O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Em um infrequente encontro entre liberais e petistas, o prefeito eleito de Canoas, Airton Souza (PL), reuniu-se na manhã desta segunda-feira (18) com o secretário do governo federal para a Reconstrução do RS, Maneco Hassen. Airton reforçou a parceria com a União para garantir, a partir do ano que vem, a realização de obras necessárias para a reconstrução da cidade e a prevenção a novas enchentes.
O prefeito eleito de Canoas fez uma visita ao escritório da pasta e foi recebido por Maneco, que apresentou o que já foi entregue ao município e o que está ainda em avaliação para os próximos meses. De acordo com o secretário responsável pela reconstrução gaúcha no governo federal, o encontro foi "tranquilo":
— Foi uma boa conversa. De nossa parte, não tem nenhum problema, não pergunto partido de ninguém, ainda mais nessas questões da enchente. Canoas é um dos municípios que mais recebeu recursos, fruto dos pedidos e planos de trabalho que apresentou. Mas, como na maioria dos municípios, ainda há pedidos que estão em análise.
De acordo com Maneco, Canoas recebeu R$ 203,5 milhões neste ano em ajuda da União após a enchente, a partir dos planos de trabalho da Defesa Civil ou em medidas para assistência social, educação e saúde. Para o próximo ano, quando começa a gestão de Airton Souza, cerca de R$ 40 milhões adicionais devem ser enviados ao município, que serão utilizados na reconstrução, reforma e renovação de postos de saúde e escolas.
O secretário ainda apresentou o andamento das obras nos diques de Canoas, que serão reformados e ampliados. Apesar de não ser uma responsabilidade da prefeitura — o serviço será realizado em uma parceria entre governos estadual e federal —, Airton buscou informações para acompanhar a execução dos trabalhos.
O encontro foi celebrado pelo prefeito eleito, por afastar as críticas que recebeu durante a campanha eleitoral de que sua gestão não teria diálogo com o governo federal para buscar investimentos para Canoas.
— É extremamente importante deixarmos claro que o diálogo sempre existirá. Já estamos trabalhando neste momento para nos inteirarmos da situação dos recursos, repasses e andamentos. Neste momento, nós estamos trabalhando de forma técnica, buscando todas as informações necessárias para que possamos criar estratégias. Tudo isso para que em janeiro, quando assumirmos, possamos cuidar da nossa cidade da melhor forma possível — projetou o prefeito eleito.
— A eleição já terminou e agora é o momento de pensarmos na cidade e na população. O andamento destas obras é mais do que uma promessa de campanha, é nossa prioridade absoluta — completou o vice da chapa vencedora, Rodrigo Busato (União Brasil), que também acompanhou a reunião.