O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Com o objetivo explícito de demonstrar unidade e força, partidos de direita e centro-direita se reuniram na quinta-feira (16), em Caxias do Sul, para reafirmar a aliança em torno do pré-candidato do PL a prefeito, o vereador Maurício Scalco. A vice será a vereadora Gladis Frizzo, que trocará o MDB pelo PP na janela partidária que se inicia em 7 de março, quando será possível mudar de legenda sem perder o mandato.
Segundo Scalco, o jantar por adesão, realizado no salão da Paróquia Santa Catarina, reuniu 800 apoiadores e políticos de PL, PP, Podemos e Novo. O objetivo agora, diz o pré-candidato bolsonarista, é unificar os líderes alinhados a "valores e princípios" como "Deus, pátria, família e liberdade".
O principal ponto em comum entre esses partidos em Caxias é o apoio irrestrito ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Perguntado pela coluna se a campanha espelhará a polarização nacional, rivalizando com a pré-candidata do PT, a deputada federal Denise Pessôa, Scalco confirma:
— Não estamos avaliando adversários. Mas, claro, o nosso adversário maior é o PT, porque é totalmente diferente da gente. É difícil desvincular o governo federal do municipal, porque o governo federal interfere diretamente nas políticas públicas — analisou Scalco.
Um dos convidados do jantar, o presidente estadual do PP, Covatti Filho, encaminhou a filiação de três vereadores em Caxias. Além de Gladis, também deve ingressar no partido o vereador licenciado Ricardo Daneluz (expulso do PDT em 2023, por apoiar Bolsonaro), atual secretário municipal do Turismo, e o vereador Adriano Bressan (PRD).
Apesar de perder Gladis na Câmara e do anúncio do ex-governador José Ivo Sartori de que não disputará a prefeitura, o MDB mantém o discurso de que terá candidato próprio em outubro. Dois nomes se apresentaram até o momento: o vereador Felipe Gremelmaier e o ex-deputado Mauro Pereira.
— Pelo legado do Sartori, não podemos deixar a população de Caxias sem ter opção do MDB — ressalta o deputado estadual Carlos Búrigo, presidente do partido em Caxias.
O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) é candidato natural à reeleição.