A executiva estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT) decidiu, após reunião na tarde desta terça-feira (7), pela expulsão de Ricardo Daneluz do partido. Eleito vereador em Caxias do Sul, ele assumiu o cargo de secretário de Turismo do município na última quinta-feira (2), sem anuência do partido. A decisão foi comunicada para o diretório municipal do PDT em nota, assinada pelo presidente estadual do partido, Ciro Simoni.
Segundo a presidente municipal da sigla, Maria Cecília Pozza, a decisão é resultado de um processo contra Daneluz que foi instaurado na comissão de ética do partido em 2021, em função de ele ter declarado apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, o que seria contrário às diretrizes do PDT. Para Cecília, o fato de ele ter assumido a pasta no Executivo caxiense pode ter sido um agravante para a decisão.
— Não ficamos felizes com isso, porque não é uma coisa bacana para ninguém. Ele já tinha um processo contra ele na comissão de ética, e (ele ter ido para a secretaria) pode ter sido um somatório. Embora essa tenha sido uma decisão pessoal (do Daneluz), acaba se refletindo na decisão (do partido). Ele nasceu politicamente no PDT — lamenta Cecília.
Segundo a pedetista, por ser uma decisão da executiva estadual, Daneluz deverá ser informado oficialmente pelo presidente do partido no estado, Ciro Simoni. Entretanto, ela afirma que irá ligar para o agora secretário para tratar da situação.
Ricardo Daneluz foi subprefeito do distrito caxiense de Vila Oliva (2013-2016). Foi eleito em 2016 para o seu primeiro mandato de vereador (2017-2020). Em 2017 e 2019, presidiu a Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo, do Legislativo. Também liderou a Comissão Comunitária de anexação de Cazuza Ferreira e Juá a Caxias do Sul. Durante o ano de 2020, presidiu o Legislativo Caxiense. Por oito dias, no mês de janeiro, foi prefeito em exercício. Em 2020 foi eleito novamente vereador.
Procurado pela reportagem, Daneluz não atendeu às ligações até esta publicação.
Ofício do PDT estadual informando a decisão ao diretório municipal
"Vimos por meio deste comunicar que a Comissão Executiva Estadual do Partido Democrático Trabalhista, PDT, em sessão realizada no dia 7 de fevereiro de 2023, deliberou pela aprovação do parecer da Comissão de Ética e por conseguinte com a expulsão do vereador Ricardo Daneluz dos quadros do PDT. Desta forma, solicitamos, que imediatamente proceda a desfiliação de Ricardo Daneluz, via sistema Filia, comprovando a mesma à direção estadual do partido no prazo de 24 horas."