Seis mudanças foram anunciadas no secretariado da prefeitura de Caxias do Sul na tarde desta quarta-feira (1º). O prefeito Adiló comunicou as mudanças em reunião com a imprensa no Salão Nobre do seu gabinete, e destacou que as mudanças são necessárias para mudar a dinâmica das pastas.
As secretarias do Meio Ambiente, Urbanismo, Habitação, Recursos Humanos e Logística, Turismo, assim como a Coordenadoria de Comunicação recebem novos chefes a partir desta quinta-feira (2), em cerimônia de posse que ocorre a partir das 10h na prefeitura.
Confira quem são os novos secretários:
Secretaria do Meio Ambiente: João Uez
Graduado em Direito, iniciou como voluntário aos 11 anos, no gabinete do então vereador Francisco Spiandorello. Estagiário na Secretaria Municipal do Urbanismo, de 2009 a 2011. De 2013 a 2016, atuou na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, assumindo a pasta por diversas vezes, se tornando o secretário mais jovem da história de Caxias com 22 anos. Assessor da bancada do PSDB em 2012 e de 2017 a 2019. Foi secretário municipal de Agricultura, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Receita, Governo, Gestão e Finanças, Urbanismo e Chefe de Gabinete em 2020. Nos dois primeiros anos do governo Adiló, foi secretário do Urbanismo.
Sobre a nomeação, Uez fala:
"É uma secretaria importantíssima pro município, um dos quatro maiores orçamentos do município, com R$ 118 milhões de valores orçamentários anualmente, com mais de 190 servidores que estão lá trabalhando e desenvolvendo suas atividades".
Secretaria de Urbanismo: Giovani Fontana
Engenheiro Civil graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul. Tem especializações em Auditoria, Avaliações e Perícias de Engenharia e em Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações. É conselheiro titular na Câmara de Engenharia Civil do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/RS). Atuou na Secretaria Municipal da Habitação por 10 anos, onde exerceu os cargos de diretor de Departamento, diretor-geral e secretário. Nos dois primeiros anos do governo Adiló foi secretário de Habitação.
Sobre a nomeação, Fontana fala:
"A gente tem um razoável conhecimento, nós construímos isso (regularização fundiária) coletivamente, não tenho dúvida que a gente vai estar bem adaptado com esse comprometimento com a política da regularização".
Secretaria de Habitação: Flávio Cassina (interino)
É formado em Direito e técnico em Contabilidade. Há mais de 55 anos é comerciante e sócio da Casa das Armas. Foi secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego e da Habitação. Elegeu-se vereador nas legislaturas 2013/2016 e 2017/2020. Em 2015 e em 2019 presidiu a Casa. Em diversas oportunidades, presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Legislação da Câmara. Em 2020 foi prefeito de Caxias do Sul.
Sobre a nomeação, Cassina fala:
"Amanhã (quinta, 2) vou tomar pé da situação, ver o que a gente pode agilizar, o que dá para fazer, ainda tem gente na equipe que é da minha época, vamos ver a situação".
Secretaria de Recursos Humanos e Logística: Ronaldo Boniatti
É empresário, diretor-executivo e sócio da Bonimar Alimentos. Ex prefeito, vice-prefeito e secretário de Educação e Turismo de Nova Pádua. Foi vice-presidente da Famurs (Federação dos Municípios do Estado do RS). Também conselheiro Administrativo do Ceasa Serra – Adcointer, e diretor do Centro Empresarial de Flores da Cunha. Fez MBA na FGV em Gestão Empresarial.
Sobre a nomeação, Bonatti fala:
"Ela auxilia para que todas as outras secretarias funcionem dentro das expectativas. A gente sabe que hoje o cidadão quer que o serviço aconteça, que a máquina pública seja eficiente e transparente, então vamos trabalhar tudo dentro disso".
Secretaria de Turismo: Ricardo Daneluz
É bacharel em Hotelaria pela UCS com formação em Turismo Rural pelo Senar. Foi subprefeito do distrito caxiense de Vila Oliva (2013-2016). Foi eleito em 2016 para o seu primeiro mandato de vereador (2017-2020). Em 2017 e 2019, presidiu a Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo, do Legislativo. Também liderou a Comissão Comunitária de anexação de Cazuza Ferreira e Juá a Caxias do Sul.
Durante o ano de 2020, presidiu o Legislativo Caxiense. Por oito dias, no mês de janeiro, foi prefeito em exercício. Em 2020 foi eleito novamente vereador.
Sobre a nomeação, Daneluz fala:
"Nós temos bastante ideias, a primeira coisa que a gente quer fazer é reunir todos os atores do Turismo, trocar ideias e construir projetos de forma coletiva. O carro chefe do nosso trabalho vai ser o trabalho coletivo para montar projetos e estratégias para o Turismo. Tem uma solicitação, do prefeito, que a gente busque uma articulação regional com os municípios da Serra gaúcha".
Coordenadoria de Comunicação: Márcio Serafini
É formado em Comunicação Social - Jornalismo pela UCS e pós-graduado no Master em Comunicação pelo ISE Business School, em São Paulo. Começou como repórter na Folha de Hoje. Atuou por 20 anos em veículos do Grupo RBS, como repórter, editor e colunista nas áreas de política, esportes, economia e geral. Implantou e coordenou a rádio Gaúcha Serra e foi editor-chefe do Pioneiro. Em 2016, passou a coordenar a CBN em Florianópolis e integrou o comitê editorial da NSC, sucessora da RBS em Santa Catarina. Entre maio de 2021 e dezembro de 2022, foi diretor de imprensa da Secretaria de Estado de Comunicação de Santa Catarina.
Sobre a nomeação, Serafini fala:
"Nós sabemos que hoje a difusão das informações está cada vez mais desafiadora, nós jornalistas e a própria mídia tradicional perdeu um pouco o controle das narrativas, o controle da divulgação das informações. Assim como a própria imprensa e a sociedade, o Poder Público também é vítima disso, porque se vê atropelado e atacado por informações falsas".