O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Liderado pela Associação Rota Romântica, um grupo de deputados, prefeitos, secretários e empresários embarcou na terça-feira (15) para uma viagem técnica à Alemanha. O objetivo é conhecer a rota romântica original e buscar referências em turismo rural, inovação e meio ambiente que possam ser adaptadas ao Rio Grande do Sul.
Autor da lei que instituiu oficialmente a Rota Romântica no Estado, o deputado estadual Elton Weber (PSB) foi convidado pela associação para participar da comitiva. Ele atuará como intermediário para a comunicação do grupo, uma vez que já morou e estudou na Alemanha e é fluente em alemão.
O deputado estadual Gustavo Victorino (Republicanos), que preside a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia, irá embarcar na sexta-feira (18) e também participa da viagem.
— O que se pretende é estreitar laços que já existem há 30 anos. Vamos visitar os municípios, conhecer as inovações, visitar propriedades rurais. Queremos saber como está a questão de subsídio, a produção de energia nas propriedades, que tem incentivo da União Europeia. Até podemos discutir isso no Brasil — comenta Weber, que chegou a Frankfurt nesta quarta (16).
A viagem também servirá, conforme Weber, para fazer contatos para as comemorações do bicentenário da imigração alemã no Brasil, em julho de 2024.
Integram o Rota Romântica gaúcha os municípios de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Ivoti, Estância Velha, Santa Maria do Herval, Morro Reuter, Linha Nova, Presidente Lucena, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.
Procurada pela coluna, a Assembleia informou que a Mesa Diretora autorizou a viagem com as despesas de Weber e Victorino pagas pela cota parlamentar de cada deputado. Os custos referentes aos demais integrantes da comitiva não têm relação com o Legislativo estadual.