O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Empenhado em dar continuidade ao movimento Rio Grande Contra a Fome, que lançou quando presidia a Assembleia Legislativa, o deputado Valdeci Oliveira (PT) se reuniu nesta terça-feira (14) com os secretários Beto Fantinel (Assistência Social) e Mateus Wesp (Justiça, Cidadania e Direitos Humanos) para alinhar ações da campanha em 2023. Na reunião, ficou definido que Fantinel e Wesp vão integrar o comitê gestor da iniciativa.
Outra deliberação foi de que a primeira leva de cestas básicas adquiridas com os R$ 40 milhões destinados em dezembro pela Assembleia e pelo Tribunal de Justiça será destinada aos os indígenas da comunidade kaingang da Terra Indígena Guarita, no Noroeste do Estado, onde há casos de crianças com desnutrição.
Outros grupos prioritários para atendimento serão os pequenos agricultores e comunidades quilombolas que estão sofrendo os impactos da estiagem.
Ao ataque
A harmonia entre o PT e Eduardo Leite parece mesmo ter acabado com a eleição. Após o discurso do governador na Assembleia, nesta terça, a bancada petista divulgou extensa nota reclamando da ausência do governo no combate à estiagem e da falta de empenho para resolver os problemas da educação.
As deputadas Sofia Cavedon, Laura Sito e Stela Farias levaram cartazes ao plenário cobrando ações efetivas para combater os feminicídios.