O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Suplente do PP na Assembleia Legislativa, Salmo Dias de Oliveira foi confirmado como coordenador do Gabinete dos Prefeitos no governo Eduardo Leite. O órgão será vinculado à Casa Civil, mas deverá ter status de secretaria. Salmo havia sido indicado para o posto pelo partido no final do ano.
A nomeação já estava encaminhada e foi acertada na noite de segunda-feira (13), em uma reunião na qual o governador Eduardo Leite recebeu Salmo, o presidente do PP, Celso Bernardi, o líder do partido na Assembleia, Guilherme Pasin, e o líder do governo, Frederico Antunes.
Nesta terça-feira (14), ocorreu o anúncio oficial, durante um almoço da bancada do PP na Assembleia, do qual Salmo participou. A posse no novo cargo será ao longo da semana.
Como o órgão não possui orçamento definido para investimento, a principal função de Salmo será a de articulação política, no contato entre os prefeitos e o governo do Estado.
— Vamos instruir sobre a linhas de crédito, projetos e editais do governo do Estado e também do governo federal. Nossa missão será aproximar os prefeitos, informar e levar para dentro dos municípios aquilo em que o governo do Estado pode ajudar — disse o político á coluna.
Bandeira histórica do PP, o municipalismo foi uma das pautas prioritárias apresentadas pelo partido para ingressar no segundo governo Leite. A sigla terá a maior bancada da base governista, com sete deputados.
Antes de concorrer a deputado, Salmo foi prefeito de Rio dos Índios entre 2016 e 2021 e presidiu a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) na gestão 2017/2018.