No mesmo dia em que o candidato Eduardo Leite (PSDB) assumiu publicamente o compromisso de não privatizar o Banrisul caso vença a eleição ao Piratini, o PDT estadual bateu o martelo e confirmou o apoio ao tucano no segundo turno contra Onyx Lorenzoni (PL). O alinhamento já estava desenhado desde a semana passada, quando os trabalhistas haviam aprovado um indicativo em favor da aliança com Leite.
A manutenção do Banrisul como banco estatal era um dos condicionantes para o apoio. Leite divulgou vídeo, nesta terça-feira (11), prometendo que não colocará em discussão a privatização.
Como estava em Caxias do Sul para cumprir agenda de campanha, o candidato do PSDB se reuniu por meio de vídeo com o presidente estadual do PDT, Ciro Simoni. Ao lado de Ciro, o vice Gabriel Souza (MDB) intermediou a conversa pelo seu iPad. Gabriel não viajou à Serra porque teria votação na Assembleia Legislativa à tarde.
Além da manutenção do Banrisul, o PDT também recebeu de Leite o compromisso de que, se eleito, implementará o turno integral em pelo menos 50% das escolas estaduais de Ensino Médio nos próximos quatro anos. O tema é uma pauta histórica do partido do ex-governador Leonel Brizola.
Ciro Simoni afirma que Leite se comprometeu a colocar a educação em "primeiro lugar" numa eventual reeleição:
— Hoje são 18 escolas com turno integral. Precisamos de um esforço significativo (para chegar à meta de 50%), mas essa é a certeza da mudança do perfil da educação no Estado. Além disso, vão ser priorizadas as escolas onde a população tem maiores dificuldades.
O presidente estadual do PDT, que elegeu quatro deputados estaduais, deixa a porta aberta para a possibilidade de o partido integrar a base em um novo governo Leite, mas ressalta que o apoio não está condicionado a cargos:
— Não estamos fazendo este processo pensando em cargos. Estaremos na campanho do Eduardo Leite e estaremos depois ajudando em termos de Assembleia.
Ciro disse à coluna que não se tratou sobre o perfil da secretária ou do secretário da Educação a partir de 2023, mas avalia que o ideal é que seja "nem só técnico, nem só político".
Outra demanda do PDT a Leite é o compromisso de auxiliar os municípios para garantir vagas a todas as crianças na Educação Infantil, de zero a cinco anos de idade.