O comício com a participação de milhares de pessoas no Largo Glênio Peres e a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no início da noite de sexta-feira (16), é a esperança do candidato do PT a governador, Edegar Pretto, de subir nas pesquisas e chegar ao segundo turno.
Antes do comício, Lula convidou Pretto e seu vice, Pedro Ruas (PSOL) para acompanharem a entrevista coletiva no Plaza São Rafael. Antes de abrir para as perguntas dos repórteres, disse que estava em Porto Alegre para pedir votos para Edegar.
Os vídeos com imagens do comício e declarações do ex-presidente serão usados exaustivamente nos derradeiros programas do horário eleitoral, na tentativa de colar a imagem de Pretto à de Lula, já que o deputado ainda é desconhecido de boa parte dos eleitores.
O coordenador da campanha, Aloizio Mercadante, convidou a direção do PSOL para um encontro reservado no hotel em que Lula se hospedou.
Mercadante e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) discutiram a estratégia nacional da campanha e convidaram Luciana Genro (PSOL) para um encontro com Lula na segunda-feira (19), em São Paulo. A ideia é reunir numa foto todos os políticos que já concorreram à Presidência em algum momento e agora estão com Lula. Além de Luciana, estão confirmados Marina Silva, Fernando Haddad, Dilma Rousseff, Geraldo Alckmin e Guilherme Boulos.