Em um gesto simbólico de valorização da Justiça Eleitoral, o prefeito Sebastião Melo reuniu seus secretários, adjuntos e diretores-gerais na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) nesta sexta-feira (22) para que ouvissem explicações didáticas sobre condutas vedadas a agentes públicos na campanha eleitoral. O presidente do TRE, desembargador Francisco Moesch, escalou o diretor-geral, Rogério Vargas, para orientar os secretários.
Melo começou citando Winston Churchill, na célebre frase em que exalta a democracia e disse que não quer inibir ninguém de fazer campanha. À frente de um condomínio de 15 partidos, ressaltou a liberdade e a responsabilidade de cada um:
— Todos podem trabalhar por seus candidatos, desde que não usem uma vírgula da máquina pública. Fora do horário de expediente, cada um que faça o que achar melhor.
O prefeito lembrou que os secretários e CCs não podem fazer manifestações políticas no horário de expediente, nem usar carros e telefones funcionais para qualquer atividade de campanha. À coluna citou seu próprio exemplo:
— Esses dias precisei ir a Osório para um encontro com o Gabriel (Souza) e pedi emprestado o carro da minha secretária, para não usar veículo oficial.
O prefeito lembrou aos subordinados que a fiscalização não é feita somente pela Justiça Eleitoral, mas pelos cidadãos e pelos cabos eleitorais dos candidatos. Logo, qualquer tentativa de driblar a orientação sobre as condutas vedadas, que estão detalhadas em cartilha elaborada pela Secretaria de Comunicação da prefeitura, tem grandes chances de ser descoberta.