Empolgado com a pauta da sustentabilidade, motivo de sua viagem à Dinamarca e à Suécia no próximo fim de semana, o prefeito Sebastião Melo anunciou nesta quarta-feira (4), no Gaúcha Atualidade, que a prefeitura será 100% digital até o próximo South Summit, o que significa em um ano.
— Já pedi até para o cerimonial que não quero mais saber de papel. Vamos comprar tablets e digitalizar tudo.
A iniciativa faz parte de um processo mais amplo de digitalização, que inclui as licenças para empreendimentos e mesmo a emissão de boletos para a cobrança de impostos. O velho carnê do IPTU já é uma espécie em extinção: foi substituído pelo boleto digital. O prefeito já proibiu o aluguel de impressoras e a compra de tinta para as atuais. Quer que tudo esteja no computador, no tablet ou no celular.
Na volta da viagem à Escandinávia, o prefeito pretende lançar o edital para contratar a empresa que fará o planejamento das ações da prefeitura para cumprir os compromissos assumidos na COP 26, de reduzir as emissões de carbono até 2030 e zerar até 2050. Quem vencer a licitação terá de indicar medidas concretas que a cidade deverá adotar para cumprir a meta, o que vai do transporte coletivo ao tratamento dos resíduos sólidos, passando por políticas de incentivo à economia verde.