Com 111 votos dos 186 prefeitos e vices do MDB que participaram da escolha, o prefeito de Restinga Seca, Paulinho Salerno, foi escolhido nesta terça-feira (3) para assumir a presidência da Famurs na gestão 2022/2023. O prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, fez 47 votos e o de Marcelino Ramos, Vannei Maffissoni, 28.
Os outros dois prefeitos que estavam na disputa abriram mão da eleição para apoiar o prefeito Paulinho Salerno. O prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, e o prefeito de Boa Vista do Buricá, Joãozinho Sehnem, anunciaram suas candidaturas, mas abriram mão na última semana para anunciar apoio ao prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno. A ideia dos dois prefeitos é assumirem câmaras temáticas internas da Famurs e atuarem com foco no desenvolvimento de suas regiões.
A eleição foi organizada pela Associação de Prefeitos e Vices do MDB contou com um total de 186 votantes, entre prefeitos e vices. O colégio eleitoral é composto por 258 emedebistas. Pelo estatuto da Famurs, os quatro partidos que elegem o maior número de prefeitos indicam o presidente em sistema de rodízio.
A eleição que homologará o nome indicado pelo MDB está prevista para ocorrer até o dia 6 de junho. A posse ocorre no dia 22.
Hoje, na gestão de Eduardo Bonotto (PP), Paulinho Salerno preside a Câmara Temática de Inovação da Famurs.
— Como municipalista convicto, eu fico realmente muito feliz em ser escolhido pelos meus colegas e vice-prefeitos do MDB. Fui vereador, vice-prefeito, prefeito reeleito e presidente da nossa associação dos municípios da Região Central. Sinto-me preparado para o desafio de assumir a Federação que representa os 497 municípios do Rio Grande do Sul — disse Salerno depois de conhecer o resultado.
Casado com Naiane Araújo Dotto e pai de dois filhos, Augusto e Isadora, Salerno foi presidente da Associação dos Municípios da Região Central e presidente também do Consórcio Intermunicipal da Região Centro do RS. Iniciou sua trajetória na política como vereador no município de Restinga Sêca, depois foi vice-prefeito e prefeito. Em 2020, conquistou a reeleição.