Após as quatro audiências públicas realizadas na semana passada, prefeitos de diferentes regiões do Estado se mobilizam para pressionar os deputados estaduais pela aprovação do projeto que autoriza o investimento de R$ 495,1 milhões em rodovias federais. Nesta terça-feira (3), o presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana e prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, levou o pedido da Granpal ao presidente da Assembleia, Valdeci Oliveira.
— Falamos com deputados de diversos partidos e defendemos a aprovação do projeto porque consideramos importante para a região — diz Battistella.
Apesar de confiar na mobilização, o presidente da Granpal reconhece que há uma "dificuldade de entendimento" entre os parlamentares, que discutem se o investimento milionário do Estado deveria ser aplicado nas rodovias estaduais ou em áreas diversas como saúde e combate à seca.
Prefeitos das regiões Sul, Fronteira Oeste, Vale do Rio Pardo e região metropolitana de Porto Alegre já manifestaram posições favoráveis à aprovação do projeto. A avaliação interna do Piratini é de que as audiências públicas deram novo impulso ao projeto, que enfrentava forte resistência em bancadas da base do governo e da oposição.
Mesmo assim, ainda há dificuldades para que a proposta seja aprovada. Nesta terça, a bancada do MDB reforçou o pedido de retirada da urgência do projeto. A solicitação já havia sido feita na semana passada pelo líder do MDB na Assembleia, deputado Carlos Búrigo. A tendência é de que a análise da proposta seja adiada para a próxima semana.
— Não temos condição de votar. Queremos discutir melhor, temos estradas (estaduais) que não estão em boas condições, prefeitos e vereadores nos cobram — diz o líder do MDB, Carlos Búrigo.