Na esteira do sucesso dos pactos pela paz de Pelotas e Lajeado, a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany (PP), lança no dia 24 de março uma iniciativa semelhante, mas desenhada para as particularidades da cidade. O Pacto Santa Cruz pela Paz vai envolver diferentes secretarias, forças de segurança, organizações do Sistema S, Unisc, igrejas e entidades empresariais, com foco na prevenção à violência.
— Vamos atingir todas as escolas municipais e estaduais, envolvendo cerca de 20 mil crianças e adolescentes e suas famílias — adianta o secretário de Governança, Everton Oltramari, a quem estará subordinado o novo Escritório de Projetos Estratégicos.
Coronel da reserva da Brigada Militar, Oltramari, que ainda acumula a Secretaria da Segurança, foi promovido na terça-feira para a pasta de Governança.
— Vou comandar os projetos prioritários da prefeita. Pacto pela paz, Cidades Inteligentes, reestruturação do sistema de transporte público e um plano de mobilidade urbana de R$ 50 milhões — descreve
O Pacto Santa Cruz pela Paz está sendo montado com a consultoria do Instituto Cidade Segura, o mesmo que trabalha com as prefeituras de Pelotas e Lajeado e que tem no comando Alberto Kopittke e Tâmara Biolo Soares, dois estudiosos do tema da prevenção à violência.
O programa Cidades Inteligentes consiste na instalação de câmeras de videomonitoramento em vários pontos do município, sinaleiras inteligentes, entradas e saídas controladas. As câmeras começaram a ser instaladas em escolas, pra controlar casos de furtos, e serão estendidas para toda a cidade.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.