Inspirada em outros municípios que conseguiram reduzir a criminalidade, a prefeitura de Santa Cruz do Sul formalizou nesta quarta-feira (6) o termo de início da construção de um programa municipal de prevenção á violência com foco na prevenção. O Pacto Santa Cruz pela Paz foi idealizado com o propósito de engajar diferentes setores da sociedade em um projeto baseado em evidências, integração e inteligência, direcionado a crianças e jovens e suas famílias.
O programa será desenvolvido em parceria com o Instituto Cidade Segura, que implementa projetos semelhantes em outras cidades do Estado e do país. Entre eles, está o Pacto pela Paz de Pelotas que, em quatro anos, reduziu quase 90% dos homicídios no município.
O exemplo da cidade da região Sul foi citado pela prefeita de Santa Cruz, Helena Hermany (PP), em seu discurso durante a assinatura do termo de criação do programa. Em junho, Helena e outros integrantes do governo se reuniram com a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), para conhecer os detalhes da iniciativa.
— Precisamos abraçar cada criança desta cidade e mostrar que existe um caminho na vida com amor e esperança, e que esta é a melhor alternativa para seguir — afirmou a prefeita de Santa Cruz.
O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Everton Oltramari, relatou que, nos últimos 10 anos, ocorreram 235 mortes violentas na cidade.
— O município não pode se omitir e jogar toda a responsabilidade do combate à violência nas forças policiais. Vamos nos unir e empenhar todos os esforços possíveis para disputar o futuro de cada criança que nasce e cresce em Santa Cruz do Sul e assim transformar nosso município em um dos mais seguros do Brasil — disse Oltramari.
Durante a cerimônia, o diretor executivo do Instituto Cidade Segura, Alberto Kopittke, apresentou as linhas gerais da proposta e ressaltou que o objetivo do Pacto é agir antes que o crime ocorra, alcançando as populações mais vulneráveis com ações planejadas nas áreas de educação, saúde, esporte, cultura, desenvolvimento social.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.