Lições sobre como lidar com sentimentos, emoções e pensamentos passaram a fazer parte do currículo escolar dos estudantes de Lajeado, no Vale do Taquari. Nesta segunda-feira (9), o município deu o pontapé inicial no programa Seja, voltado à educação socioemocional dos mais de 7 mil alunos do ensino fundamental do município.
Por iniciativa da prefeitura, serão atendidos estudantes do 1º ao 9º ano, de escolas municipais, estaduais e privadas. Todos receberão 20 aulas durante o ano letivo sobre competências socioemocionais, de atenção plena, justiça restaurativa e diálogo colaborativo e empreendedorismo. A consultoria do projeto e o treinamento dos profissionais da educação estão a cargo do Instituto Cidade Segura.
À coluna, o prefeito Marcelo Caumo (PP), disse que a iniciativa integra o Pacto Lajeado pela Paz, iniciativa que reúne programas de repressão, prevenção e formação voltada a reduzir a criminalidade e aumentar a qualidade de vida no município. Caumo relatou que o programa deveria ter se iniciado em 2020, mas teve de ser adiado em razão da pandemia.
— A base desse projeto são evidências colhidas em todo o mundo, especialmente na Colômbia, que viveu uma onda de criminalidade e conseguiu "virar a chave" — declarou o prefeito.
A educação socioemocional passou a integrar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desde o ano passado, tornando o tema parte das diretrizes curriculares das escolas no Brasil. O objetivo é melhorar a capacidade dos estudantes em integrar cognição, afeto e comportamento para que possam lidar com as tarefas e desafios diários de forma efetiva, saudável e harmônica.
A presidente do Instituto Cidade Segura, Tâmara Biolo Soares, afirma que o programa foi elaborado com inspiração em iniciativas internacionais já testadas e desenhado para incorporar as inteligências e preocupações locais.