A prefeitura de Lajeado, no Vale do Taquari, criou nesta terça-feira (4) um laboratório próprio de inovação. De acordo com a administração municipal, o espaço foi concebido com o objetivo de promover a inovação, a cocriação e testagem de novas ideias, com foco na qualificação dos serviços públicos.
Denominado Laboratório de Inovação Governamental e Social do Município de Lajeado (Labilá), o hub nasceu com duas parcerias formadas: com o Parque Científico e Tecnológico da Univates (Tecnovates), e com a Unimed, por meio do Vibee – Hub de Inovação da Unimed VTRP.
Iniciativa rara entre as prefeituras do Rio Grande do Sul, o laboratório terá espaço para oficinas, salas de reuniões, zonas criativas, estações de trabalho e espaços multiuso e será aberto à comunidade. A sede provisória será um espaço cedido pela Unimed, até que seja concluída a remodelação do galpão no Centro Histórico plenejado para abrigar o Labilá.
Nesta terça, além da criação do laboratório, o prefeito Marcelo Caumo (PP) também assinou decreto que define formas diferenciadas de contratação de soluções inovadoras para o município, com base na nova Lei de Licitações.
— Queremos o governo se abrindo de forma genuína para a inovação, gerando impacto social real, melhorando a vida das pessoas e assim retendo e atraindo empreendimentos de valor agregado para a cidade. Internamente, estamos falando de quase 2 mil servidores impactados pelo projeto que atuará para promover a mudança de mentalidade e oportunizar a inovação aberta, estimulando o trabalho em rede, conectado com startups e órgãos do mundo inteiro. Entendemos que um governo não tem como ser propulsor do desenvolvimento e de políticas públicas eficientes sozinho, sem tornar seus atores protagonistas neste processo — diz Mariela Portz, coordenadora do Departamento de Inovação e Tecnologia da prefeitura de Lajeado.
A primeira iniciativa desenvolvida pelo Labilá na área da educação será o Trilhas da Inovação, em que 70 estudantes do 9º ano das escolas de Ensino Fundamental de Lajeado participarão de aulas práticas e teóricas sobre robótica, tecnologias da indústria 4.0, fundamentos de programação de software e eletrônica no contraturno escolar.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.