O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O ex-prefeito de Gravataí Marco Alba (MDB) vai concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados em 2022. Aventada ainda antes de Alba deixar a prefeitura, em 2020, a pretensão foi confirmada na semana passada, durante a reunião que deu posse ao vereador Alan Vieira como presidente do partido no município. Na eleição para a Câmara, os atuais deputados federais do MDB deverão enfrentar outro nome de peso, o ex-governador Germano Rigotto, que ainda não deu o sim, mas já deu todos os sinais de que será candidato.
Esposa de Marco, a deputada estadual Patrícia Bazotti Alba tentará se reeleger. Em 2018, Patrícia ficou na segunda suplência do MDB, mas assumiu a titularidade depois que Sebastião Melo e Fábio Branco se elegeram prefeitos de Porto Alegre e Rio Grande, respectivamente.
À coluna, o ex-prefeito disse que, caso eleito, não pretende ser um "clínico-geral", mas dedicar o tempo em Brasília a propostas específicas. Duas delas estão definidas: elevar a punição para quem cometer crimes contra a vida e ampliar a transferência de recursos da União para os municípios.
— A atividades-meio tem de perder o tamanho e as atividades fim têm de ser fortalecidas, com o aumento dos recursos, para que os prefeitos possam trabalhar - sustenta.
Antes de ser prefeito por dois mandatos, Alba foi três vezes deputado estadual e duas vezes vereador. Em 2020, ajudou a eleger o sucessor, Luiz Zaffalon, em Gravataí.
Discordância
Um dos principais líderes do MDB na Região Metropolitana, Marco Alba discorda da maneira como o partido está conduzindo a escolha do candidato a governador. Segundo ele, o nome não deveria ser definido neste ano e a sigla deveria aguardar uma definição do ex-governador José Ivo Sartori, que ainda não se manifestou sobre as eleições de 2022.
— Escolher candidato agora é uma precipitação, um desrespeito ao legado do partido e joga contra a lógica dos últimos anos. O MDB nunca escolheu candidato no ano anterior e nunca ganhou a eleição antes do dia 15 de setembro do ano eleitoral — diz Alba.
Nos bastidores, a informação é de que ele pretendia concorrer a governador, mas foi preterido. O diretório estadual do partido agendou uma série de encontros regionais no Estado e marcou para 4 de dezembro o congresso estadual, onde deve anunciar o nome do pré-candidato. O favorito é o deputado federal Alceu Moreira, presidente estadual do MDB.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.