O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Decidido a lançar candidato próprio ao governo do Estado em 2022, o MDB do Rio Grande do Sul marcou a data para definir o nome do seu postulante ao Palácio Piratini. O "Dia D" será 4 de dezembro, quando ocorre o congresso estadual do partido.
Atualmente, o mais cotado para concorrer a governador pelo MDB é o deputado federal Alceu Moreira, que é presidente estadual do partido. Também há movimentos internos para lançar o ex-governador José Ivo Sartori, que, até o momento, não manifestou interesse em concorrer. Outro nome cogitado é o do presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza.
A data para a apresentação do candidato foi marcada nesta segunda-feira (23), em reunião da executiva estadual, em Porto Alegre. A proposta, apresentada por Moreira, recebeu 12 votos favoráveis e dois contrários. Por unanimidade, o colegiado também aprovou um cronograma de encontros regionais para discutir o plano de governo e prospectar candidatos a deputado federal e estadual.
— Nesses encontros, levaremos todas as informações possíveis sobre as regiões e sobre o governo do Estado, como ele está agora e como estará em 2023, para que se possa fazer um projeto de governo. Queremos um Estado competitivo na economia, mas com profunda responsabilidade social — disse o presidente do MDB à coluna.
De acordo com Alceu Moreira, caso mais de um nome demonstre interesse em concorrer, o partido vai promover uma votação durante o congresso estadual para definir o candidato. Ele acredita, no entanto, que o procedimento não será necessário:
— A meu juízo, até lá, será construído um nome de consenso.
Os encontros regionais do MDB vão ocorrer em Erechim, Rio Grande, Gravataí, Lajeado, Caxias do Sul, Santa Maria e Cruz Alta, em formato híbrido. O plano do partido é promover palestras com especialistas nas áreas de economia, inclusão social e gestão pública, além de promover uma consulta pública sobre esses assuntos entre os filiados.
Desde a redemocratização, o MDB lançou candidato próprio ao governo do Estado em todas as eleições. Saiu vitorioso em quatro, com Pedro Simon (1986), Antônio Britto (1994), Germano Rigotto (2002) e José Ivo Sartori (2014).
Veja o calendário de encontros planejado pelo MDB:
- 23/09 - Erechim
- 01/10 - Rio Grande
- 08/10 - Gravataí
- 15/10 - Lajeado
- 22/10 - Caxias
- 29/10 - Santa Maria
- 05/11 - Cruz Alta
- 04/12 - Porto Alegre (congresso estadual)