Ainda distante de completar a desejada imunidade de rebanho, que se atinge com a vacinação de ao menos 70% da população, Porto Alegre entrou no mês de junho em primeiro lugar no ranking da vacinação com as duas doses contra a covid-19. Até o último dia de maio, a capital gaúcha tinha aplicado as duas doses em 19,22% dos seus 1.488.252 habitantes (população estimada pelo IBGE para 2020). Em segundo lugar está Vitória, com 18,39%.
A capital do Espírito Santo é a primeira, se considerado o percentual da população que recebeu a primeira dose, com 36,6% da população parcialmente imunizada. Nesse ranking, Porto Alegre vem em segundo, com 32,99%.
Como o Brasil só utiliza vacinas que exigem duas doses (Coronavac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/Biontech), o dado mais relevante é o da população que já completou o processo de imunização. A média, entre as capitais brasileiras, é de 11,1%. Nessa lista de 27 capitais, Palmas, no Tocantins, é a última, com apenas 5,86%.
Estão abaixo da média nacional (de baixo para cima), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Boa Vista (RR), Aracaju (SE), Porto Velho (RO), Florianópolis (SC), Cuiabá (MT), Teresina (PI), Distrito Federal, Maceió (AL), São Luís (MA), Curitiba (PR) e João Pessoa (PB).
Depois de Porto Alegre e Vitória, as melhores posições são ocupadas por Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Campo Grande (MS), Recife (PE), Belém (PA), Salvador (BA), Goiânia (GO), Manaus (AM), Natal (RN), Fortaleza (CE) e São Paulo (SP).
O coordenador da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, resume qual é o segredo para o bom resultado da capital gaúcha:
— Registro adequado, passamos a reservar doses de D2 e então não tivemos mais faltas, forma de organização, separando os locais de primeiras doses, especialmente da Pfizer, para não correr o risco usar D2 para D1. Agora estamos forçando o registro no momento da aplicação (para manter os dados atualizados).
Veja o ranking de vacinação nas capitais
Vacina não faz feriado
Canoas começa a vacinação por idade na quinta-feira, em pleno feriado de Corpus Christi. Serão 20 unidades abertas das 8h15min para vacinar pessoas de 59 anos que não integram nenhum dos grupos prioritários.
Porto Alegre também não vai parar no feriado. Segue a vacinação para professores, segundas doses e integrantes de outros grupos prioritários. Nesta quarta-feira, a Capital começa a vacinar os moradores de rua.
O ideal é que nenhuma cidade interrompa a vacinação no feriado, porque não há tempo a perder.
São Luís dá exemplo
Apesar de o ranking das capitais estar em 16º lugar quando se considera a população vacinada com duas doses, São Luís é uma das mais adiantadas na imunização, por idade, de pessoas de fora dos grupos prioritários. Nesta quarta-feira (2), serão vacinados os de 50 e 49 anos.
Para acelerar o processo, a capital do Maranhão adotou o mutirão da vacina, com horário das 8h às 20h. Além de poder se cadastrar no aplicativo para marcar a vacina, os moradores de São Luís podem consultar o “filômetro” para saber como está o movimento em cada posto.