A estimativa de chegada de mais 2,6 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 ao Rio Grande do Sul, prevista para junho, reforça o otimismo da prefeitura quanto ao avanço da imunização na Capital. Em entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha, nesta terça-feira (1º), o diretor da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, afirmou que a expectativa do Executivo é vacinar 70% da população porto-alegrense até setembro – ou seja, cerca de 1 milhão de habitantes da Capital.
Segundo Ritter, está mantida a previsão de começar a imunização de pessoas fora dos grupos prioritários, a partir dos 59 anos, na próxima sexta-feira (4) — informação que havia sido antecipada pelo prefeito Sebastião Melo, na segunda (31), também em entrevista à Rádio Gaúcha.
Se a previsão da prefeitura se confirmar, haverá um impacto significativo na curva de contágios pelo coronavírus. A médica epidemiologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre Jeruza Lavanholi Neyeloff se diz otimista com a perspectiva de mais vacinados, mas prefere ser cautelosa quanto às previsões sobre o retorno das atividades.
— Dados preliminares sugerem que, com aproximadamente 70% da população vacinada, podemos começar a ver impacto nas curvas de casos, internações e mortalidade. No entanto, como muitos fatores afetam essas curvas, como a efetividade de vacinas aplicadas, a situação da pandemia a cada momento e até mesmo o surgimento de novas variantes, é preciso alguma cautela quanto à expectativa de um retorno 100% à normalidade. É difícil dizer com quantos por cento de vacinados poderemos retomar quais atividades, mas certamente teremos melhorias no dia a dia — analisa ela.
Professores das redes estadual e privada
Ao Timeline, Ritter disse ainda que a prefeitura pretende começar a vacinação dos profissionais da área da educação das redes estadual e privada na semana que vem, mas que isso depende da confirmação de chegada de novas doses. A aplicação começaria pela Educação Infantil.
Professores e demais servidores de instituições de ensino da rede municipal da Capital começaram a ser vacinados contra o coronavírus na manhã desta terça. A expectativa é de ter todos esses profissionais vacinados até quinta-feira (3).
Aplicativo para vacinação
Na tentativa de pôr ordem na busca pela vacina contra a covid-19, a prefeitura de Porto Alegre lançará um aplicativo para que os cidadãos possam fazer o cadastro, marcar o dia e a hora, e saber o local onde irão receber as doses do imunizante.
O aplicativo já está em fase final de desenvolvimento. Ritter disse que a prefeitura pretende testá-lo já quando o grupo dos professores receber a segunda dose da vacina.
O uso da ferramenta não será obrigatório. Aqueles que preferirem ir direto ao posto de saúde quando chegar a vez do seu grupo, podem optar por apenas levar o comprovante e comparecer ao local.
— O aplicativo é uma opção paralela. As coisas irão andar juntas — disse Ritter.
O secretário não informou se o aplicativo informará qual imunizante a pessoa irá receber. Porto Alegre vacina a sua população com doses da CoronaVac/Butantan, AstraZeneca/Oxford e Pfizer.