Funcionários da Unidade Básica de Saúde São José, localizada em um bairro de classe média de Canoas, barraram um casal de 64 anos, já vacinado com duas doses de CoronaVac, que tentava receber a vacina da Pfizer. Os servidores estranharam o fato de o casal só procurar o posto agora, uma vez que o município está vacinando pessoas de 48 anos, consultaram o sistema e constataram que os dois já tinham completado o esquema de vacinação.
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), alerta que, mesmo onde a ficha é preenchida manualmente, as equipes consultam o sistema informatizado sempre que houver desconfiança de burla às regras da vacinação. Cada pessoa deve receber duas doses da mesma vacina, exceto quem receber a da Janssen, que é de dose única.
— Chega a ser doentia essa procura por uma vacina específica. Vamos reforçar os cuidados.
O prefeito não sabe se o casal teria feito o teste de anticorpos, procedimento não recomendado pelos especialistas.
Todas as vacinas que estão sendo aplicadas no país são seguras contra a covid-19 e receberam o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é vinculada ao Ministério da Saúde.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.