As prefeituras de pelo menos três das cinco maiores cidades do Rio Grande do Sul devem organizar o recebimento de doações de roupas nos drive thrus onde está sendo aplicada a vacina contra a covid-19. O objetivo é que as peças reforcem a Campanha do Agasalho nos municípios. A ação é uma continuidade do movimento de arrecadação de alimentos nos pontos de vacinação, iniciado na semana passada.
Canoas será a primeira cidade a adotar a iniciativa. O prefeito Jairo Jorge aceitou a sugestão da coluna para ampliar a corrente de solidariedade e determinou que, além de alimentos, sua equipe prepare um espaço para receber agasalhos já a partir deste sábado (3), quando serão vacinadas pessoas de 65 e 66 anos no Parque Eduardo Gomes.
Diante do risco de contaminação, as roupas ficarão guardadas por 14 dias, quando então serão higienizadas e distribuídas à população carente antes da chegada dos dias mais frios.
Confira os planos das outras cidades para receber doações nos pontos de vacinação em que as pessoas vão de carro:
Porto Alegre
Desde o início da semana, a Capital está recebendo doações de alimentos. A operação foi montada em parceria com o Banco de Alimentos. Para a Campanha do Agasalho, a primeira-dama Valéria Leopoldino informa que foi montado um grupo de trabalho:
— Neste momento, optamos por socorrer os que têm fome. A Campanha do Agasalho deve ser lançada na segunda quinzena de abril ou início de maio. Precisamos montar equipes para receber as doações com segurança, deixar duas semanas em isolamento e higienizar as roupas antes de doar.
Primeiro entre os prefeitos das grandes cidades a sugerir que os vacinados nos drive thrus levem alimentos para a população carente, o prefeito Jorge Pozzobom vai repetir a experiência de 2020, quando instalou caixas para a doação de agasalhos nos pontos de vacinação para a H1N1. O secretário do Desenvolvimento Social, João Chaves, está encarregado de organizar o esquema de recebimento nos locais de vacinação para o coronavírus.
A prefeita Paula Mascarenhas lançou a campanha Vacinação Solidária. A partir desta sexta-feira, serão arrecadados alimentos e produtos de higiene e e limpeza nos pontos de vacinação contra a covid-19. As doações serão encaminhadas para a assistência social do município, que as repassará às famílias em vulnerabilidade social. A prefeitura ainda não está recebendo doações para a Campanha do Agasalho.
A prefeitura de Caxias do Sul optou pelo recolhimento de alimentos para a população carente e não tem planos de montar estrutura para receber agasalhos junto aos postos de vacinação para a covid-19.