Criado em 2019 pela Assembleia Legislativa para monitorar e destravar projetos estratégicos do Rio Grande do Sul, em conjunto com os demais poderes e com entidades da sociedade civil, o programa Cresce RS teve a vigência renovada até 2022. A cerimônia que estendeu o prazo ocorreu nesta terça-feira (26), no Palácio Piratini.
O termo de cooperação técnica, que envolve todos os poderes do Estado, órgãos de controle, entidades empresariais e universidades, foi assinado pelo governador em exercício Ernani Polo. Presidente da Assembleia, o deputado está ocupando o cargo interinamente, em razão da viagem do governador Eduardo Leite a São Paulo e do período de férias do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior.
— O Cresce RS é uma demonstração de que aquilo que é bom e produz resultados para o Estado precisa ter continuidade, ser aprimorado e modernizado. Aliás, esse é o conceito do programa: a continuidade, independentemente de diferenças ideológicas ou políticas, para remarmos todos juntos na mesma direção — disse Polo.
O programa é composto de três eixos (Infraestrutura e Logística, Desburocratização e Fomento dos Bancos Públicos) e tem 19 projetos mapeados. A metodologia para o monitoramento das ações é a mesma que a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) utiliza para acompanhar as demandas das pastas e órgãos vinculados do Executivo nas reuniões do Conselho de Gestão Estratégica, lideradas pelo governador Eduardo Leite.
— Uma das coisas fundamentais do nosso governo é não sermos uma gestão de ruptura, mas de continuidade e evolução, e isso se dá quando conseguimos dialogar, buscar consensos e convergências em pautas fundamentais para o RS. Por isso, renovo nosso apoio no monitoramento e desdobramento das ações dentro do Executivo, com toda a transparência e fazendo as articulações necessárias, para entregarmos os resultados à população, que é o grande objetivo do Cresce RS — disse o titular da SPGG, Claudio Gastal.
O evento também reuniu o deputado Luís Augusto Lara (PTB), que implementou o programa, o futuro presidente da Assembleia, Gabriel Souza (MDB), que toma posse em 3 de fevereiro, e o deputado Valdeci Oliveira (PT), que comandará a Casa em 2022. Os futuros chefes do Legislativo também asseguraram compromisso com a continuidade do Cresce RS.
Nos dois dias como governador em exercício, Polo manteve agenda intensa no Palácio Piratini. Entre a segunda e a terça-feira, 22 compromissos oficiais foram registrados na agenda pública do político.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.