O isolamento imposto pela pandemia provocou uma situação curiosa: a ex-secretária de Planejamento Leany Lemos lavava a louça do almoço assistindo à sessão virtual da Assembleia Legislativa, quando viu seu nome ser aprovado por unanimidade para a diretoria do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo do Sul (BRDE).
Como pelo sistema rodízio é a vez do Rio Grande do Sul assumir a presidência, Leany será a primeira mulher a comandar o banco de fomento.
Com apenas um deputado fora da sessão, o presidente Ernani Polo, que está em Brasília, a indicação de Leany teve 53 votos favoráveis e nenhum contrário. Na Comissão de Finanças, Leany também tinha sido aprovada por unanimidade, no final de julho, depois de sabatina feita em sessão virtual.
Para a posse, falta agora a o aval do Banco Central, o que deve ocorrer em no máximo quatro semanas. Ao que tudo indica, a posse também deverá ocorrer em sessão virtual já que, dificilmente, as restrições à aglomeração de pessoas serão levantadas antes de outubro.