O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Ainda falta a confirmação oficial, que ocorrerá quando o projeto chegar à Comissão de Finanças, mas o deputado Mateus Wesp (PSDB) está virtualmente definido como o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021, que foi encaminhada nesta quinta-feira (14) à Assembleia. Wesp é líder da bancada tucana no Legislativo.
O convite partiu do líder do governo, Frederico Antunes (PP), e do chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, em conversa com Wesp e com o governador Eduardo Leite. Conforme Antunes, o tucano é o mais indicado para a função porque já relatou a LDO e a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020, além do Plano Plurianual.
— Ele tem a tríplice coroa, é campeoníssimo, já estudou muito sobre o orçamento do Estado — disse o líder do governo.
Cauteloso, Wesp lembra que a escolha do relator depende da reativação do trabalho das comissões e do voto dos colegas, mas diz que está à disposição do governo:
— Existe uma tradição de que o relator tenha relação institucional com o governo. Não tenho vaidade para ser, mas estou pronto para auxiliar.
Em reunião da Mesa Diretora nesta quinta, os deputados concordaram em reativar as comissões e a tramitação normal de projetos. A resolução sobre o tema precisa ser aprovada em sessão virtual.
Por imposição legal, a LDO deve ser aprovada pelo parlamento até o dia 15 de julho.