Na contramão do senso comum, que defende o controle da natalidade, o deputado Mateus Wesp (PSDB) quer estimular as famílias a terem mais filhos no Rio Grande do Sul.
O parlamentar propôs a criação de um selo para empresas e órgãos públicos que adotarem medidas como a concessão de licenças maternidade e paternidade mais longas, jornada de trabalho flexível para pais de crianças de até seis anos e oferta de creche própria ou vale-creche aos funcionários.
Além do reconhecimento, o tucano quer fomentar o debate sobre o envelhecimento da população e os efeitos da mudança na curva demográfica na economia, na Previdência e na saúde.
Conforme Wesp, estudos apontam que, em 2030, a parcela de gaúchos com mais de 65 anos será superior à de jovens com até 14 anos.
— São tendências demográficas observadas em todo o Brasil, mas que se manifestam com especial intensidade aqui no nosso Estado — afirma.
Wesp destaca ainda que marcará audiências públicas sobre o assunto nos próximos meses. Em setembro, ele participou da 3ª Cúpula Demográfica de Budapeste. Em paralelo foi realizado também um seminário da Fundação Internacional Para o Desenvolvimento Familiar, com a presença da ministra da Família, Damares Alves.