O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Um vereador de Camaquã, na região Sul do Estado, causou confusão no município ao comparecer à sessão da Câmara Municipal com luvas e máscara, depois de dizer a colegas que estava em isolamento com sintomas de coronavírus. Após a sessão, Vinícios Araújo (MDB) negou que estivesse infectado com a covid-19 e disse que tudo não passou de uma brincadeira.
A polêmica começou no domingo (22) à noite, quando Araújo enviou mensagem de áudio ao grupo de Whatsapp formado pelos vereadores do município. Na gravação, o parlamentar relatou que se sentiu mal durante toda a semana passada, após uma pessoa de sua família ter contato com uma mulher com suspeita de covid-19. Em seguida, disse acreditar que o vírus já está circulando no município e prometeu comparecer à sessão marcada para a noite de segunda-feira (23).
— Infelizmente é isso, acho que vamos ter que enfrentar. Vamos ter que enfrentar esse vírus aí, na rua nem que seja. Vamos ter que enfrentar. Quem conseguir sair vivo é guerreiro, quem não conseguir.. bom, enfim.. — diz Araújo, no final do áudio.
Como prometeu aos colegas, o parlamentar, que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara, esteve presente na sessão, usando luvas e máscara, o que causou alarde no município. Outros dois vereadores foram à Câmara com máscaras. Até a segunda-feira, Camaquã não tinha casos confirmados de coronavírus.
Depois da sessão, ao tomar ciência de que o primeiro áudio havia se espalhado, o vereador enviou nova mensagem aos colegas, classificando o vazamento como “inconsequente” e dizendo que a gripe que o atingiu foi “fraquinha”.
Procurado pela coluna nesta terça (24), Araújo reconheceu o erro, disse estar arrependido e classificou o episódio como “brincadeira de mau gosto”.
— Estávamos em discussão sobre ter ou não a sessão (presencial), ou ter online. Foi uma brincadeira de mau gosto, em um grupo fechado, em um momento que não é oportuno.
Na tentativa de virar o jogo, o vereador condenou o vazamento dos áudios.
— Nunca imaginei que isso ia vazar, de maneira nenhuma. Algum colega, por maldade, que não deveria ter feito, colocou em pânico a maior parte das pessoas.
À coluna, Araújo relatou ter passado por uma bateria de exames e disse estar bem de saúde.