As ruas de Porto Alegre ganharão novas placas de identificação. No processo de abertura de envelopes para concessão das placas de rua, realizado nesta terça-feira (7), a vencedora foi a empresa Imobi, com sede na Capital, que se propôs a pagar R$ 18 milhões à prefeitura — o dobro do lance mínimo previsto, que era de R$ 9,4 milhões — para explorar o serviço por 20 anos. São 4.412 conjuntos com estrutura própria (poste e placa) e 36.827 placas que serão colocadas em estruturas de casas e postes.
Além de identificar as ruas que hoje não têm placas, a empresa trocará as já existentes por outras que deverão ter nome completo e uma breve descrição da origem da denominação da via, além do código de endereçamento postal (CEP) e a numeração da quadra.
Os 4.412 conjuntos com estruturas próprias terão ainda o nome como a rua é conhecida. A Andradas, por exemplo, terá também a identificação "Rua da Praia". A cor não muda: a placa será azul com letras brancas. A empresa vencedora vai apresentar um layout novo a partir do modelo conceitual existente hoje.
A prefeitura mapeou 82.478 pontos de placas hoje em Porto Alegre. Como o contrato com a empresa responsável pela manutenção encerrou-se em 2013, não existe um controle de quantas placas existem hoje nas ruas de Porto Alegre.
A empresa se ressarcirá explorando publicidade nos conjuntos próprios colocados em esquinas.
— Estamos buscando alternativas para melhorar o mobiliário urbano. É um modelo de gestão sustentável, que permite à iniciativa privada investir em serviços e bens públicos para a população. Sai ganhando a empresa, a prefeitura, mas sobretudo a população, que terá informação ou serviço que precisa — disse o prefeito Nelson Marchezan, comemorando o sucesso da concorrência.
A partir de agora, se inicia a fase de habilitação e de recursos. Somente depois de concluída esta etapa, a empresa será declarada vencedora do certame. O segundo colocado foi o consórcio Al Space Placas de Rua, composto pelas empresas Mais Canal Mídias Ltda e All Space Propaganda e Marketing.
Para o secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Thiago Ribeiro, a proposta, bem superior à prevista, foi uma surpresa bastante positiva:
— É uma demonstração de confiança das empresas na prefeitura e no trabalho que estamos fazendo. Além de garantirmos as novas placas em todos os cruzamentos de Porto Alegre, garantimos R$ 18 milhões aos cofres públicos que podem ser revertidos para outros tipos de obras relacionadas ao mobiliário urbano.