O governo do Estado ainda nem enviou à Assembleia Legislativa os projetos de lei pedindo autorização para privatizar as estatais de energia, mas um deputado da base aliada, o ex-secretário da Agricultura Ernani Polo (PP), já protocolou duas propostas prevendo a destinação de um terço da receita da vendas das empresas para o asfaltamento de acessos a pequenos municípios e manutenção de rodovias.
Um dos projeto de Polo, protocolado nesta quinta-feira (16), prevê que 25% do total arrecadado com a venda de CEEE, Sulgás e CRM sejam destinados a acessos asfálticos. O principal argumento do deputado é que o projeto garantirá que os recursos obtidos com as privatizações sejam investidos em infraestrutura.
— O governador avisou que os recursos das vendas irão para investimentos. Temos que assegurar que um percentual vá para infraestrutura — diz Polo, pontuando que são 67 municípios sem acesso adequado.
O outro projeto, semelhante, prevê que 10% dos recursos das privatizações sejam usados para recuperação de rodovias já pavimentadas. O deputado diz que se trata de um problema emergencial.
Na próxima semana, o governo deve encaminhar à Assembleia os projetos de lei pedindo autorização da Assembleia para vender as três empresas. A perspectiva do governo é concluir as vendas em até 500 dias.