O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, foi excluído da foto mais importante da primeira visita do presidente Jair Bolsonaro, o encontro com Donald Trump. No Salão Oval da Casa Branca, o lugar do chanceler foi ocupado pelo filho Eduardo Bolsonaro, deputado federal e presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara.
Eduardo apareceu sorridente ao lado do pai na pouco original troca de presentes: Bolsonaro ganhou do presidente dos Estados Unidos uma camiseta da seleção norte-americana de futebol, com seu nome impresso nas costas. Retribuiu entregando a Trump uma camiseta amarela da Seleção Brasileira.
A convite de Trump, Eduardo participou da reunião reservada em que os dois presidentes, acompanhados apenas de seus intérpretes, discutiram a situação da Venezuela.
Mais tarde, na entrevista dos dois presidentes, nos jardins da Casa Branca, Trump interrompeu uma resposta sobre a crise na Venezuela para saudar Eduardo Bolsonaro:
— O filho do presidente foi fantástico, por favor, fique de pé. O trabalho que realizou durante um período muito difícil foi fantástico, eu sei que é algo que seu pai fica muito grato de ver. Muito obrigado, trabalho fantástico.
Eduardo, que estudou nos Estados Unidos quando era jovem, viajou para Washington um dia antes do pai. Lá, ao defender o fim da exigência de visto para os norte-americanos entrarem no Brasil, disse que se envergonhava dos brasileiros que vivem ilegalmente no país de Trump. Em fevereiro, o filho do presidente participou de um encontro de líderes republicanos e discursou dizendo que os brasileiros apoiam a construção do muro na divisa com o México para conter a imigração ilegal.
Quando assumiu a presidência da Comissão de Relações Exteriores, Eduardo afagou os Estados Unidos e chamou Cuba e Venezuela de escória da humanidade.
Poucas horas após o encontro com Trump, Eduardo foi ao Instagram e ao Twitter para minimizar a ausência de Araújo: "Não estamos numa competição e todos os meus passos na área internacional são dados sob orientação do Ministro @ernestofaraujo , pois temos uma excelentíssima relação. O clima geral na comitiva é de missão cumprida".