Foi regada a espumante gaúcho a recepção oferecida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos chefes de Estado e de governo, na noite de domingo (1º), no Itamaraty, em Brasília. Da marca Casa Valduga, de Bento Gonçalves, na Serra, a bebida foi servida com bolinho de feijoada e arroz carreteiro.
Parte do cardápio de brasilidades, o bolinho foi "assinado" por Kátia Barbosa. Casquinha de castanha com farofa de licuri foi o prato criado por Nara Amaral. E acarajé da Casa de Mainha. Entre os doces, o evento teve churros de tapioca com vatapá, da chef Morena leite, e pudim de tabuleiro de tapioca, de Ieda Matos.
Lula, a primeira-dama Janja, o vice Geraldo Alckmin e a esposa, Lu Alckmin, receberam cerca de 1,5 mil pessoas no Palácio do Itamaraty, a sede do Ministério das Relações exteriores, após a cerimônia no Palácio do Planalto. Sessenta e cinco delegações de diversos países estavam presentes. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), além dos ministros empossados e parlamentares, participaram da festa.