Depois de fazer parte do grupo de oito brasileiros que subiu a rampa do Palácio do Planalto e passou a faixa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o influenciador digital Ivan Baron, que teve paralisia cerebral apos uma meningite viral aos três anos, conversou com a coluna.
— Representei milhões de brasileiros e brasileiras que sentiam a necessidade dessa representatividade — disse, ao deixar o evento.
Questionado sobre como foi o convite para estar no grupo que entregou o símbolo a Lula, ele contou:
— Foi a própria primeira-dama (Rosângela da Silva, a Janja). Ela fez uma ligação muito especial e falou: "E aí, Ivan, vamos subir a rampa?". Eu falei: "Como assim?" (Risos) Mas lógico que aceitei.
Sobre a sensação de subir a rampa ao lado do presidente e de outros representantes da sociedade civil, Ivan explicou:
— Foi muito emocionante, indescritível. Após seis anos de obscurantismo, negação de direitos, finalmente tinha uma pessoa com deficiência representando, tendo um espaço de grande visibilidade.
A coluna questionou se Ivan teve tempo de dizer algo a Lula.
— O presidente é sempre muito carinhoso. Eu pedi um beijo na testa, agradeci pelo espaço. Ele falou: 'Se depender de mim, o meu governo vai ser o mais inclusivo da História".
Wesley Viesba Rodrigues Rocha, metalúrgico que também estava no grupo que passou a faixa a Lula, também conversou com a coluna:
— Para mim, foi magnífico. Representando os metalúrgicos do ABC Paulista, que foi o sindicado do nosso presidente. Estou muito feliz de estar aqui, de ter sido escolhido. Sou um trabalhador comum, de chão de fábrica, também faço música, represento o rap nacional aqui. Para mim é imensurável.
A coluna questionou como foi subir a rampa e saber que todos estavam olhando para eles:
— A perna treme, acho que a ficha nem caiu ainda.
Wesley contou ainda que não teve tempo de conversar com o presidente, mas diz ter cumprido o papel de representar a sociedade.
— Dei um abraço nele, agradeci. Acredito que representamos a sociedade brasileira, e isso é o mais importante — finalizou.