No discurso de posse, no Congresso, no domingo (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pronunciou uma informação incorreta ao se referir aos mortos por covid-19 no Brasil. Ele disse:
- O período que se encerra foi marcado por uma das maiores tragédias da história: a pandemia de Covid-19. Em nenhum outro país a quantidade de vítimas fatais foi tão alta proporcionalmente à população quanto no Brasil, um dos países mais preparados para enfrentar emergências sanitárias, graças à competência do nosso Sistema Único de Saúde.
Não é verdade que o país registre o maior número de mortos por coronavírus na proporção da população. Por esse quesito, o Brasil ocupa o 20º lugar, com 3.222 óbitos a cada milhão. O primeiro lugar desse ranking macabro é ocupado pelo Peru, com 6,479 mortes por milhão. Há importantes nações à frente do Brasil, como Bulgária (2º lugar) e Hungria (3º). Os Estados Unidos ocupam a 16º colocação com maior número de óbitos na proporção da população: 3.340.
Os dados são do World Meters, que produz estatísticas com base em dados oficiais dos países.
Em números absolutos, o Brasil ocupa o segundo lugar no mundo em mortes: 693,9 mil, atrás apenas dos Estados Unidos, com 1,1 milhão de óbitos.