Preciso confessar a vocês que um dos meus principais medos para essa janela de transferências era como o Grêmio conseguiria convencer bons nomes a jogarem no Brasil, mais precisamente em Porto Alegre, depois de tudo o que passamos nos últimos dois meses aqui. Ora, nossa cidade ainda está utilizando um aeroporto provisório.
O Grêmio ainda não tem a Arena e até há pouco não tinha o centro de treinamentos. Quem vai querer jogar aqui? Pensava eu. Mas o Tricolor conseguiu tirar um belo coelho da cartola.
O primeiro contato do Grêmio com Martin Braithwaite foi em janeiro de 2024. Naquela oportunidade, ouviu do estafe que o jogador tinha dado a palavra aos dirigentes do seu antigo clube, o Espanyol, que ajudaria a recolocar o time na primeira divisão do Campeonato Espanhol.
Agradeceu o interesse, mas ainda tinha uma missão a cumprir. E cumpriu com maestria, sendo o artilheiro da competição.
Após o feito, a direção do Grêmio ficou sabendo que Braithwaite ativou uma cláusula de saída do Espanyol, foi quando retomou o contato com conversas diretamente com o jogador.
A negociação foi conduzida pelo vice de futebol, Antônio Brum, que manteve contato semanal com o dinamarquês por telefone e chamadas de vídeo.
Braithwaite se mostrou um profundo conhecedor da liga brasileira por conta do seu preparador físico particular, Leonel Villeroy, que coincidentemente reside em Porto Alegre e foi peça fundamental para que o atleta conhecesse mais da cidade e também do Grêmio.
O "case" Suárez em 2023 também foi essencial no projeto apresentado pela direção. A possibilidade de se tornar um ídolo de uma torcida de massa, maior que a população da Dinamarca, em um clube grande do Brasil que disputa as três principais competições da temporada também brilharam o olho do jogador. E olha que ele tinha uma proposta fortíssima do Olympiacos, da Grécia, na mesa, mas escolheu o Grêmio.
Braithwaite sabia de tudo o que o Rio Grande do Sul havia passado no mês de maio, até porque foi notícia mundial. Mas em nenhum momento as consequências da enchente pesaram em sua decisão.
O Grêmio também fez questão de tranquilizá-lo sobre isso. Afinal, já conta com o CT em funcionamento, frequentemente faz sua logística com voos fretados e agora já possui uma data para o retorno da Arena.
O idioma também não será um problema para a adaptação. O centroavante morava na Espanha desde 2019 e seu espanhol é de quem teve de aprender o idioma, fala pausadamente e com bastante clareza na pronúncia das palavras.
Martin Braithwaite chegou a Porto Alegre na terça-feira (23), na carona do jatinho particular de Celso Rigo, empresário gremista e parceiro do clube. Assina com o Grêmio por duas temporadas.
Ainda não está regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF por ser um processo um pouco mais complexo para jogadores que vem de fora da América Latina.
A expectativa do Grêmio é de que ele seja regularizado a tempo dos confrontos contra o Corinthians, pela Copa do Brasil. A condição física não preocupa. Mesmo que vindo de férias, o atleta estava a pleno vapor em sua última temporada.
Em campo, Renato terá mais repertório para escalar o time e poderá utilizá-lo tanto como centroavante como um segundo atacante. Ou seja, é possível pensarmos em Diego Costa e Braithwaite jogando juntos.
Não sei vocês, mas eu estou bastante animada para vê-lo em campo. A dúvida que fica é... será que vai assistir ao DVD do Renato?