Em meio à pausa nos grandes volumes de chuva no Rio Grande do Sul, 6,3 mil pessoas seguem fora de casa no Estado – 4,5 mil desalojadas (em casas de parentes ou amigos) e 1,8 mil desabrigadas (em abrigos públicos). Na segunda-feira (5), o número era de 5,1 mil. Dos 126 municípios que registraram algum tipo de dano causado pela chuva, 52 decretaram situação de emergência até o fim da tarde desta terça-feira (6).
Leia mais:
"Essa enchente não vai ficar só no que está aí hoje", prevê vice-prefeito de Uruguaiana
Em Uruguaiana, famílias estão em abrigo há quase uma semana devido à chuva
FOTOS: chuva tira famílias de casa em Uruguaiana
O município mais atingido é Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Estado, onde 286 pessoas estão desabrigadas e 1,5 mil desalojadas. O Rio Uruguai, que banha a região, está acima dos 11m, mais do que o dobro do nível considerado normal, 5m. A Defesa Civil estima que o rio continue, afetando os municípios de São Borja, Itaqui e Barra do Quaraí, além de Uruguaiana.
A situação também é crítica em Itaqui, que já contabiliza 1,7 mil pessoas fora de casa. Nesta terça-feira, o município decidiu pela suspensão parcial do período letivo, antecipando as férias escolares. A previsão é que o retorno ocorra no dia 13 deste mês. A prefeitura municipal informou que são três escolas ainda em situação de alagamento.
Chuva segue nesta quarta-feira e ganha força na quinta
Nesta quarta-feira (7), a instabilidade deve aumentar em boa parte do Rio Grande do Sul. Há risco de temporal no oeste do Estado, com elevados acumulados, cerca de 45mm, rajadas de vento e chance de queda de granizo em pontos isolados. Nas demais regiões, a chuva deve ser menos intensa.
Em razão do vento e da umidade, a sensação será de frio. A mínima do Estado deve ser registrada em Chuí: 6°C.
Em Porto Alegre, a chuva ocorre à noite e os acumulados não devem passar de 10mm. A temperatura varia entre 16°C e 22°C. Na quinta-feira (8), a instabilidade vai dar origem a uma frente fria e a chuva ganha força no Estado. Os acumulados podem chegar a 60mm no Oeste e no Centro. Em Porto Alegre, as precipitações podem atingir os 35mm.
Doações
A Defesa Civil Estadual está recebendo doações para os atingidos pela chuvarada no Estado. Entre os itens mais pedidos pelo órgão, estão alimentos não perecíveis, roupas, colchões, lonas e produtos de higiene e limpeza.
As centrais de doações estão espalhadas pelos municípios atingidos. Quem quiser ajudar pode ligar para o número 199 e se informar sobre qual o local de coleta mais próximo. Em Porto Alegre, a Central de Doações da Defesa Civil do RS fica na Avenida Borges de Medeiros, 1501, no bairro Praia de Belas.