O presidente Lula convocou uma reunião interministerial para tratar das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. O encontro, previsto para as 16h, é um dos primeiros compromissos de Lula após a viagem à Índia. Ele retornou na madrugada desta terça-feira (12).
O encontro foi anunciado pelo ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta. Nas redes sociais, ele escreveu que a reunião tratará do acompanhamento de políticas públicas de apoio às regiões atingidas pela tragédia.
A condução das ações do governo nos últimos dias estava a cargo do vice-presidente Geraldo Alckmin, que viajou ao Estado no último domingo.
Criticado por não ter alterado sua agenda para visitar as áreas alagadas, Lula não descarta ir ao Rio Grande do Sul. O tema ainda está sob avaliação.
Conforme antecipado pela coluna, o governo prepara medidas para apoiar a reconstrução de casas destruídas pelas enchentes e incentivar a retomada da atividade econômica nas regiões do Estado atingidas pelo mau tempo.
O BNDES estuda viabilizar empréstimos com juros mais baixos a empresários, comerciantes e outros empreendedores. Com garantia do Tesouro, as operações poderão contar com prazo de carência de dois anos e juros em torno de 7% ao ano.