Maior empresa brasileira produtora de aço, a Gerdau fez uma doação de R$ 5 milhões para constituir um fundo aberto, que permite contribuições de outras empresas para destinar recursos à construção de moradias na reconstrução do Rio Grande do Sul - a exemplo do criado por empresas do setor calçadista.
O fundo será gerido pela Gerando Falcões, ecossistema de desenvolvimento social, e acompanhado por equipes técnicas e comitês específicos para cada frente de trabalho.
O propósito do fundo é ter participação de outras ONGs e grandes organizações para ampliar a captação de recursos para atender famílias gaúchas em vulnerabilidade.
Conforme o CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, o fundo representa o primeiro passo para a criação de uma coalizão empresarial em apoio à sociedade gaúcha para a implementação de iniciativas estruturantes no Estado. Além da Gerdau, a XP Investimentos informou que fará doação para compor o fundo.
— Neste momento de criação do fundo, gostaríamos de convidar empresas interessadas em colaborar nesses esforços, visando enfrentar os desafios em busca da reconstrução do Rio Grande do Sul, começando pela questão habitacional. A Gerdau, como empresa fundada no Rio Grande do Sul, está comprometida em apoiar a população gaúcha diante do cenário desafiador e em dedicar esforços para a reconstrução do estado. Estamos muito felizes em poder contar, mais uma vez, com a parceria e o suporte da Gerando Falcões nessa iniciativa.
A Gerando Falcões tem atuado com uma grande rede de solidariedade e apoio desde o início da enxurrada. Na fase emergencial, liberou recursos próprios para compra de água e medicamentos e segue mobilizando seus parceiros para doações em dinheiro e de itens para a ONG Ascendendo Mentes, parte da Rede de ONGs Gerando Falcões.
— Assim, a Gerando Falcões e a Gerdau, se unem e convocam as empresas para fazerem parte deste fundo voltado para habitação em territórios e famílias em vulnerabilidade — complementa Edu Lyra, líder da ONG.
Para doações e informações, está disponível o e-mail tamojuntors@gerandofalcoes.com.